2018-2-14

NEGÓCIOS

PME portuguesas a investir na digitalização do local de trabalho

Segundo um estudo da Ricoh, 86% das PME apontam como prioridade a melhoria da agilidade empresarial através das novas tecnologias. Mais de metade das PME acreditam que, sem a renovação tecnológica, podem fracassar dentro de cinco anos.

PME portuguesas a investir na digitalização do local de trabalho

Um estudo da Ricoh, realizado a partir de um inquérito a 1.600 PME europeias, demonstra que, em Portugal, 86% das empresas estão focadas na melhoria da agilidade empresarial e a investir, tendo em conta esta finalidade, na adoção de tecnologias de  automação, análise de dados, gestão de documentos e em sistemas de videoconferência. Estas tecnologias são apontadas como tendo o impacto mais positivo, por parte das PME portuguesas.

Metade dos inquiridos na Europa (51%) estão a introduzir de forma específica novas tecnologias no trabalho, de forma a responder com maior brevidade às tendências e oportunidades - Portugal está, neste ponto, acima da média, com cerca de 60%. Estes são os resultados do último estudo sobre o lugar de trabalho digital realizado pela Ricoh a 1608 diretores de PME de toda a Europa, dos quais 77 portugueses.

A maioria (86%) dos diretores das PME europeias afirmam estar focados na melhoria da agilidade empresarial - em Portugal, perto de 82% das empresas manifestam essa preocupação. Para 52% das PME europeias, o facto de as tecnologias não serem renovadas nem adaptadas às necessidades atuais poderá levar a um fracasso no local de trabalho no prazo máximo de 5 anos. Em Portugal a percentagem é um pouco mais elevada, com 61% dos inquiridos a concordarem com esta projeção.

Os decisores das PME dão prioridade à tecnologia que aborda diretamente as necessidades básicas dos colaboradores. No caso concreto das PME portuguesas, estas consideram que a automatização (69%), a análise de dados (70%), a gestão de documentos (74%) e os sistemas de videoconferência (65%) são os aspetos que terão um impacto mais positivo na empresa.

A necessidade dar dar impulso à produtividade e à inovação leva à adoção de novas tecnologias no local de trabalho: 68% dos inquiridos portugueses situam a tecnologia no centro da capacidade da sua organização, o que indica a importância que as PME dão ao tema.

Os departamentos que consideram prioritária a introdução de novas tecnologias são o departamento de Finanças (57%), Marketing (49%) e Operações (41%).

 

Três fatores que ‘travam’ as PME europeias

Segundo o estudo da Ricoh, há três fatores que impedem o desenvolvimento tecnológico das PME. O primeiro é a rigidez dos processos regulamentares que têm que enfrentar. Quase dois em cada cinco diretores das PME europeias afirmam que os governos que regulam a indústria atuam como uma barreira em numerosas ocasiões.

O excesso de precaução leva, assim, a prestar-se menos atenção aos processos internos, segundo afirmam os diretores das PME - 73% dos inquiridos esquecem-se de falar dos seus processos internos ao mencionar os elementos que consideram importantes para melhorar a sua agilidade, algo que corre o risco de se converter num ponto negativo dentro das empresas.

Outro fator chave é a hierarquia dentro da empresa - 35% das pessoas consultadas afirmam que a estrutura interna da empresa muitas vezes impede a capitalização das alterações do mercado.

Por último, as PME consideram que a tecnologia que têm à disposição em alguns casos é insuficiente - 37% das PME fala da falta de recursos para investir em novas tecnologias. Esta situação leva à necessidade de priorizar os investimentos de forma mais inteligente.

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.