Sérgio Azevedo, managing diretor da Streamroad Consulting em 2017-11-03

NEGÓCIOS

Marketing & Vendas

Os vários tipos de Marketing: saiba qual é o certo para a sua empresa (2ª parte)

Depois do marketing direto e indireto, do marketing digital e do marketing social e de relacionamento, abordadas no artigo anterior, eis as últimas três estratégias que podem ajudar a sua empresa a conquistar clientes e a ganhar notoriedade

Os vários tipos de Marketing: saiba qual é o certo para a sua empresa (2ª parte)

Endomarketing

O relacionamento não se preocupa apenas com a relação cliente-empresa; é muito importante que dentro de qualquer organização, as pessoas estejam em sintonia para que as coisas funcionem bem. É por isso que existe o endomarketing. Como o nome sugere (endo, em grego, significa “para dentro”), este tipo de marketing reúne práticas com um foco interno, que procuram “cuidar” de sua equipa. A ideia é fazer com que seus colaboradores gostem do que fazem e fiquem satisfeitos por ir trabalhar, porque se sentem parte de algo importante.

Outbound e Inbound

Talvez a principal discussão no mundo do marketing hoje em dia seja sobre as metodologias Inbound e Outbound. E porquê? Porque são modelos que apresentam diferentes focos: enquanto no primeiro caso a ideia é conquistar a atenção do cliente de forma orgânica e espontânea, no segundo caso temos uma abordagem mais agressiva do marketing, movida, principalmente, pelo setor de vendas.

O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o seu interesse para que ele venha até si e se interesse pelo que a sua empresa oferece. Essa atração é conquistada através de conteúdos de qualidade para o seu cliente. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas. Assim como a ideia principal é atrair o público e despertar nele um interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa, é preciso entender bem quem é esse público. Ou seja, primeiro saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para então oferecer materiais/conteúdos que o ajude a resolver os problemas que tem ou o faça ver uma oportunidade ainda percecionada, onde a solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.

Já o Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, tem como principal objetivo trazer clientes através da oferta de serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. Este tipo de marketing cresceu muito com o uso dos meios mais tradicionais de publicidade (rádio, imprensa, TV, patrocínio de eventos…). Mas, além destes meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Banners, e-mails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nesta metodologia.

Marketing Viral

Fazer com que uma campanha se torne “viral” é o desejo de muitas marcas. Afinal, criar um Marketing Viral de sucesso significa ampliar consideravelmente o alcance da marca. Para isso, a empresa precisa de produzir um conteúdo surpreendente, com alto potencial de partilha e envolvimento. A estratégia é desenvolver conteúdos pelos quais o seu cliente-alvo se interesse ou se sinta inclinado a partilhar, multiplicando a sua visibilidade e interação. Muitas empresas têm investido nesta área, obtendo resultados que vão de invejáveis a desastrosos: a receção do cliente é que vai pautar o seu sucesso, e caso esta seja negativa, a “viralização” pode muito bem acabar com a imagem da empresa.

Em resumo

Sendo verdade que existem ainda mais variantes e subtipos de marketing com especificidades que se adaptam às particularidades do seu negócio, ajudando-o a prosperar, uma coisa é certa: o Marketing é um instrumento fundamental na vida de uma instituição que pretenda dar a conhecer a sua marca a uma escala alargada, assumindo um papel decisivo na diferenciação e distinção das empresas e dos seus produtos.

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