2017-2-20

NEGÓCIOS

Mercado de Business Intelligence e Analytics crescerá 7% em 2017

Ainda durante este ano, o mercado de Business Intelligence (BI) e analytics deverá alcançar os 18,3 mil milhões de dólares, uma subida de 7,3% face a 2016. Até 2020 deverá valer 22,8 mil milhões de dólares

Mercado de Business Intelligence e Analytics crescerá 7% em 2017

Segundo a Gartner, o BI moderno e o analytics continuam a expandir-se rapidamente, o que está a dar lugar a uma queda no investimento nas aplicações tradicionais de BI. As novas plataformas de BI e analytics emergiram nos últimos anos e destacaram-se por irem ao encontro das necessidades das empresas em termos de agilidade e acessibilidade a dados analíticos mais profundos, alterando o próprio mercado e tornando-o menos orientado para o IT e mais para o negócio.

No entanto, a Gartner estima que até 2020 este mercado desacelere, passando de um crescimento de 63,2% em 2015 para uma projeção de 19% em 2020. Isto justifica-se, curiosamente, pelo facto do analytics estar a tornar-se mainstream.

“As decisões de compra continuam a ser fortemente influenciadas pelos executivos e pelos utilizadores, que procuram mais agilidade e a opção de conseguir implementações pessoais e departamentais de menor escala para serem bem-sucedidos”, refere Rita Sallam, research vice president, Gartner. “Os modelos de compra ‘enterprise-friendly’ tornaram-se mais críticos para este aspeto”.

Para a Gartner, o mercado de BI e analytics será influenciado por diversos fatores que determinarão o seu comportamento ao longo dos próximos anos.

O BI moderno à escala dominará as novas aquisições

Enquanto os utilizadores empresariais inicialmente transitaram para novas e modernas ferramentas, porque estas poderiam ser utilizadas ​sem assistência de IT, a crescente necessidade de governance servirá como catalisador para um renovado IT engagement. As ferramentas de BI modernas que suportam uma maior acessibilidade, agilidade e perceção analítica a nível empresarial dominarão as novas aquisições.

Novos e inovadores fabricantes conduzirão a próxima vaga de disrupção do mercado

De acordo com a Gartner, o aparecimento de capacidades de smart data discovery, machine learning e automação de todo o processo analítico leverá a uma onda de compras devido ao seu potencial valor para reduzir o tempo de insights a partir de análises avançadas e entregá-las a um conjunto mais amplo de pessoas em toda a empresa.

Necessidade de datasets complexos levará a um maior investimento em preparação de dados

Cada vez mais os utilizadores querem analisar grandes volumes, e mais complexos, de combinações de fontes e modelos de dados, de forma ainda mais rápida do que antes conseguiam. A habilidade de preparar, clarificar enriquecer e encontrar datasets de confiança rapidamente, de uma forma mais automatizada, tornar-se-á cada vez mais um fator fundamental. Além disso, tanto os utilizadores internos como os clientes utilizarão mais ferramentas automatizadas ou incorporarão análises nas aplicações que usam no seu contexto, ou uma combinação de ambos.
 
Suporte para eventos em tempo real e streaming de dados irá expandir a sua utilização

As organizações irão cada vez mais aproveitar os dados de streaming gerados por dispositivos, sensores e pessoas para tomar decisões mais rápidas. Esta será uma oportunidade para os fabricantes, que poderão investir em recursos similares para oferecer aos clientes uma única plataforma que combine eventos em tempo real e dados em streaming com outros tipos de fontes de dados.
 
Interesse pelas implementações em cloud continuará a crescer

As implementações de plataformas de BI e analíticas na cloud têm o potencial de reduzir o custo de propriedade e acelerar o tempo de implementação.
 
A disponibilidade de um mercado ativo onde os compradores e vendedores convergem para trocar aplicações analíticas, fontes de dados agregadas, visualizações personalizadas e algoritmos será também, de acordo com a analista, um dos motores que alimentará o crescimento do interesse em BI e analytics.

"As organizações beneficiarão dos muitos fornecedores novos e inovadores que continuarão a emergir, assim como do investimento significativo na inovação dos grandes fabricantes e das startups financiadas pelo capital de risco”, comenta Rita Sallam. "No entanto, é necessário que as organizações sejam cuidadosas para limitar sua dívida técnica que pode ocorrer quando várias soluções autónomas que trazem rapidamente valor ao negócio se transformam em implementações de produção sem a atenção necvessária por parte do design, implementação e suporte".

ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco tendências de Business Intelligence para 2015
SERVIÇOS

Cinco tendências de Business Intelligence para 2015

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.