2017-8-10

NEGÓCIOS

Análise

Lenovo renova Programa de Parceiros e procura crescer no mercado português

A Lenovo quer crescer e liderar no mercado português e está a apostar no Canal para o conseguir. O fabricante renovou o Partner Engage Program, oferecendo agora aos seus Parceiros mais oportunidades para conseguirem alavancar os seus negócios e obterem lucros cada vez maiores

Lenovo renova Programa de Parceiros e procura crescer no mercado português

Com base feedback obtido junto dos Parceiros, a Lenovo simplificou os processos de negócio e reduziu a complexidade dos incentivos, melhorando ao mesmo tempo as ferramentas e o acesso aos prémios no seu renovado Partner Engage Program, disponível desde 1 de julho.

Em Portugal, a Lenovo faz negócio com mais de 600 Parceiros trimestralmente – mais de 50 são já certificados e estão no Lenovo Partner Engage como Silver, Gold ou Platinum. “A nossa indústria está mais dinâmica do que nunca”, afirma Rui Gouveia, channel sales representative da Lenovo em Portugal. Segundo o responsável de Canal, as necessidades dos clientes mudaram, tornaram-se mais complexas, e a melhor forma de endereça-las é através de “parcerias fortes”. Para fidelizar ainda mais a sua base instalada e recrutar novos Parceiros, a Lenovo melhorou o seu programa de Canal, que promete ajudar a crescer “de uma forma rentável” e “dar apoio às necessidades sentidas nos mercados de PC e data center”, salienta Rui Gouveia.

Liderança do mercado português no radar

O novo programa integra a estratégia de crescimento e liderança que o fabricante tem delineada para o nosso mercado. “A Lenovo quer ser número um em Portugal e necessita do Canal para o conseguir. O Canal é fundamental na nossa estratégia”, garante o responsável.
Atualmente, mais de 97% do volume de negócios da Lenovo em Portugal e Espanha é proveniente da sua base instalada de Parceiros. “Há um compromisso claro da Lenovo em continuar a crescer juntamente com o Canal, e em apresentar soluções inovadoras nas diversas áreas, smartphones, tablets, PCs e data center”, reforça, dizendo que “a Lenovo é o fabricante com maior crescimento e potencial de rentabilidade do setor”.

Programas para PC e Data Center

O novo Partner Engage Program pretende adequar- -se às especificidades dos Parceiros, ao incluir (sub) programas distintos para PC e data center. O objetivo é permitir que os Parceiros se especializem numa área ou trabalhem o portfólio completo da Lenovo. Assim, é possível que as empresas se candidatem a um programa ou aos dois, sendo classificadas em diferentes níveis em cada um, tendo acesso a apoio especializado (e certificação, quando apropriada) em cada área.

Há ainda prémios personalizados dependendo do seu foco e nível. “Queremos proporcionar ao Canal ferramentas simples e intuitivas, os produtos certos e inovadores, e o marketing que suporta o lançamento desses produtos”, sublinha o responsável de Canal da Lenovo. O Partner Engage Program permite o “acesso a rebates, suporte de vendas, MDFs, produtos de demonstração ao cliente final, incentivos às equipas comerciais, entre outros benefícios”, refere Rui Gouveia.

Quatro níveis

O programa conta com quatro níveis de parceria: Authorized, Silver, Gold e Platinum, todos disponíveis em Portugal. “Em termos de volume de negócios, uma vez que Portugal se enquadra no nível de países com menor dimensão, o acesso ao nível Authorized é feito desde que o Parceiro faça o registo no portal. O o nível Silver está disponível a partir de uma faturação de 50 mil euros anuais”, indica Rui Gouveia. Estes valores, ressalva, “são apenas de referência”. Mais do que analisar os números, a Lenovo procura “o valor acrescentado do Parceiro”.

Desde o nível mais baixo, Authorized, que cada Parceiro tem acesso a um portal web onde está disponibilizada informação comercial (tabelas de preços, portfólio, apresentações de produto); formação online; ferramenta de marketing (criação de campanhas, banners, assinaturas de e- -mails, flyers); registo de oportunidades (apenas data center); pedido de preços especiais e configuração de máquinas à medida.

Incentivos por linha de produto

A qualificação para cada nível varia de acordo com as competências do Parceiro, certificações, volume e potencial de negócio. Como incentivo adicional dentro de cada nível há ainda especializações em workstations e data center. O programa oferece ainda subcategorias com incentivos extra – starseller - para certas linhas de produto chave, incentivos esses que, segundo Rui Gouveia, podem ser “determinantes para ganhar um negócio ou incrementar a margem do Parceiro”. Dentro de cada nível os Parceiros podem realizar especializações em workstations – Workstation Experts e Data Center – LEAP, com incentivos tanto para a empresa como para o colaborador.

“O programa foi pensado tendo como objetivo o crescimento do Parceiro com a Lenovo, de modo a permitir-lhe ser competitivo no mercado e recompensado pelo investimento na Lenovo”, enaltece o responsável de Canal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lenovo revela oferta de PC as a Service
NEGÓCIOS

Lenovo revela oferta de PC as a Service

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.