2017-8-10

NEGÓCIOS

Análise

Lenovo renova Programa de Parceiros e procura crescer no mercado português

A Lenovo quer crescer e liderar no mercado português e está a apostar no Canal para o conseguir. O fabricante renovou o Partner Engage Program, oferecendo agora aos seus Parceiros mais oportunidades para conseguirem alavancar os seus negócios e obterem lucros cada vez maiores

Com base feedback obtido junto dos Parceiros, a Lenovo simplificou os processos de negócio e reduziu a complexidade dos incentivos, melhorando ao mesmo tempo as ferramentas e o acesso aos prémios no seu renovado Partner Engage Program, disponível desde 1 de julho.

Em Portugal, a Lenovo faz negócio com mais de 600 Parceiros trimestralmente – mais de 50 são já certificados e estão no Lenovo Partner Engage como Silver, Gold ou Platinum. “A nossa indústria está mais dinâmica do que nunca”, afirma Rui Gouveia, channel sales representative da Lenovo em Portugal. Segundo o responsável de Canal, as necessidades dos clientes mudaram, tornaram-se mais complexas, e a melhor forma de endereça-las é através de “parcerias fortes”. Para fidelizar ainda mais a sua base instalada e recrutar novos Parceiros, a Lenovo melhorou o seu programa de Canal, que promete ajudar a crescer “de uma forma rentável” e “dar apoio às necessidades sentidas nos mercados de PC e data center”, salienta Rui Gouveia.

Liderança do mercado português no radar

O novo programa integra a estratégia de crescimento e liderança que o fabricante tem delineada para o nosso mercado. “A Lenovo quer ser número um em Portugal e necessita do Canal para o conseguir. O Canal é fundamental na nossa estratégia”, garante o responsável.
Atualmente, mais de 97% do volume de negócios da Lenovo em Portugal e Espanha é proveniente da sua base instalada de Parceiros. “Há um compromisso claro da Lenovo em continuar a crescer juntamente com o Canal, e em apresentar soluções inovadoras nas diversas áreas, smartphones, tablets, PCs e data center”, reforça, dizendo que “a Lenovo é o fabricante com maior crescimento e potencial de rentabilidade do setor”.

Programas para PC e Data Center

O novo Partner Engage Program pretende adequar- -se às especificidades dos Parceiros, ao incluir (sub) programas distintos para PC e data center. O objetivo é permitir que os Parceiros se especializem numa área ou trabalhem o portfólio completo da Lenovo. Assim, é possível que as empresas se candidatem a um programa ou aos dois, sendo classificadas em diferentes níveis em cada um, tendo acesso a apoio especializado (e certificação, quando apropriada) em cada área.

Há ainda prémios personalizados dependendo do seu foco e nível. “Queremos proporcionar ao Canal ferramentas simples e intuitivas, os produtos certos e inovadores, e o marketing que suporta o lançamento desses produtos”, sublinha o responsável de Canal da Lenovo. O Partner Engage Program permite o “acesso a rebates, suporte de vendas, MDFs, produtos de demonstração ao cliente final, incentivos às equipas comerciais, entre outros benefícios”, refere Rui Gouveia.

Quatro níveis

O programa conta com quatro níveis de parceria: Authorized, Silver, Gold e Platinum, todos disponíveis em Portugal. “Em termos de volume de negócios, uma vez que Portugal se enquadra no nível de países com menor dimensão, o acesso ao nível Authorized é feito desde que o Parceiro faça o registo no portal. O o nível Silver está disponível a partir de uma faturação de 50 mil euros anuais”, indica Rui Gouveia. Estes valores, ressalva, “são apenas de referência”. Mais do que analisar os números, a Lenovo procura “o valor acrescentado do Parceiro”.

Desde o nível mais baixo, Authorized, que cada Parceiro tem acesso a um portal web onde está disponibilizada informação comercial (tabelas de preços, portfólio, apresentações de produto); formação online; ferramenta de marketing (criação de campanhas, banners, assinaturas de e- -mails, flyers); registo de oportunidades (apenas data center); pedido de preços especiais e configuração de máquinas à medida.

Incentivos por linha de produto

A qualificação para cada nível varia de acordo com as competências do Parceiro, certificações, volume e potencial de negócio. Como incentivo adicional dentro de cada nível há ainda especializações em workstations e data center. O programa oferece ainda subcategorias com incentivos extra – starseller - para certas linhas de produto chave, incentivos esses que, segundo Rui Gouveia, podem ser “determinantes para ganhar um negócio ou incrementar a margem do Parceiro”. Dentro de cada nível os Parceiros podem realizar especializações em workstations – Workstation Experts e Data Center – LEAP, com incentivos tanto para a empresa como para o colaborador.

“O programa foi pensado tendo como objetivo o crescimento do Parceiro com a Lenovo, de modo a permitir-lhe ser competitivo no mercado e recompensado pelo investimento na Lenovo”, enaltece o responsável de Canal.

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