2017-12-12

NEGÓCIOS

iTGrow e ISEC querem aumentar número de profissionais de IT no mercado

A iTGrow, empresa participada equitativamente pelo Banco BPI e pela Critical Software, em conjunto com o ISEC– Instituto Superior de Engenharia de Coimbra levará a cabo um Programa de Reconversão Profissional, que tem como principal objetivo canalizar indivíduos desempregados o mercado de IT

iTGrow e ISEC querem aumentar número de profissionais de IT no mercado

A decorrer entre fevereiro de 2018 e maio de 2019, o Apostar em TI destina-se a desempregados que tenham frequentado um curso superior, que possuam apetências para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) e que estejam motivados para a reconversão das suas competências para o segmento da programação de sistemas embebidos, uma área com elevados índices de empregabilidade a nível mundial.

"Este novo programa que estamos a lançar hoje, foi motivado pela escassez crescente de mão de obra no setor das TI e pelo facto dos programadores se contarem entre as 8 profissões que irão ter os níveis de empregabilidade mais elevados até 2020. Adicionalmente, na área da programação, o segmento dos sistemas embebidos é o que regista maior crescimento em todo o mundo," afirma João Cunha professor no Departamento de Engenharia Informática no ISEC e coordenador pedagógico do Apostar em TI.

As inscrições no programa estão já abertas e irão prolongar-se até ao dia 15 de fevereiro de 2018. Podem candidatar-se todos os indivíduos que acreditem possuir as caraterísticas adequadas para uma carreira na área das TICE, nomeadamente: curso superior ou frequência do ensino superior; boas capacidades de raciocínio lógico, preparação matemática e afinidade/motivação para as tecnologias da informação; boas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa; domínio da língua inglesa; maturidade e motivação para cumprir o programa; bem como disponibilidade total para frequentar a formação e o estágio.

"O nosso objetivo é chegarmos aos 100 candidatos para dentre esses selecionarmos os 20 a 24 formandos que irão integrar o programa. Terminada a fase letiva, que irá decorrer de fevereiro a julho de 2018, os formandos terão acesso a um estágio profissional remunerado nas empresas parceiras deste projeto. A Critical Software já assegurou que irá receber 50% dos formandos para estágio. A avaliação dos formandos basear-se-á na qualidade dos trabalhos desenvolvidos e apresentados," afirma Catarina Fonseca, diretora-geral da iTGrow.

O processo de seleção dos candidatos, promovido pela iTGrow, inclui a realização de provas individuais e em grupo e de entrevistas, com o objetivo de selecionar aqueles que demonstrarem elevada capacidade para cumprir, com sucesso, as exigências do Apostar em TI.

O plano curricular da 1ª edição do Apostar em TI será centrado na Programação C/C++ para Sistemas Embebidos, uma área de grande procura de recursos humanos qualificados em Portugal e a nível internacional.

Os custos da formação (1.950€) são suportados pelos formandos, através do pagamento de uma propina, dividida em 5 tranches, metade a ser paga no início da formação e o restante valor a ser liquidado em prestações até ao final da formação que irá durar 20 semanas. Este investimento é recuperado durante o estágio. Os formandos terão à sua disposição soluções de crédito, disponibilizadas pelas instituições financeiras ligadas ao Programa, que lhes permitirão fazer face às despesas com propinas, aquisição de computadores, ou/e à subsistência mensal durante o período letivo.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.