2017-8-18

NEGÓCIOS

Investimento mundial em IT - crescimento duplicará este ano

De acordo com a IDC, os gastos mundiais com as Tecnologias de Informação deverão crescer 4,5% este ano, face aos 2,5% de crescimento registados em 2016, alcançando assim 2,1 biliões de dólares ( 2,1 trillions $USD)

Investimento mundial em IT - crescimento  duplicará este ano

Após duplicar o seu crescimento durante este ano, os gastos globais com o IT deverão estabilizar, prevê a IDC. A infraestrutura cloud e os dispositivos móveis são os principais motores deste crescimento, demonstrando uma forte recuperação sobretudo na segunda metade do ano.

A "nuvem" continuará a ser uma das protagonistas durante os próximos tempos e é nesse sentido que a IDC espera que os providers de serviços de cloud comecem a investir nos data centers, como forma de conseguirem responder à forte procura. O investimento em servidores deverá crescer cerca de 4% este ano e 5% em 2018. A infraestrutura de servidores e armazenamento também deverá recuperar nesta segunda metade do ano, com gastos alocados à atualização de produtos.

Os gastos com dispositivos móveis deverão aumentar 7% este ano, fortemente impulsionados pelas novidades agendadas pelos gigantes deste mercado, bem como pela crescente penetração destes dispositivos em mercados-chave, como o da China. No próximo ano, a IDC estima que o crescimento do investimento em dispositivos móveis se situe em 1%.

“A cloud e os telemóveis continuam a ser os principais alvos de gastos em IT, apesar do lançamento de novas tecnologias como a Realidade Aumentada, Inteligência Artificial ou a robótica”, refere Stephen Minton, vice-presidente de Customer Insights Analysis. Para o responsável, estas tecnologias só terão uma maior expressão no crescimento do mercado nos anos seguintes.

Com uma tendência de estabilização de crescimento, em 2018, a consultora de mercado estima que os gastos mundiais com IT cresçam 4%.

Software e serviços mantém crescimento

Os gastos com software deverão aumentar 7% em 2017, conseguindo um total de 471 mil milhões de dólares. O contínuo investimento empresarial em Big Data e analytics, bem como a adoção de SaaS são os principais motores deste crescimento em software.

Nos serviços de IT, o crescimento do investimento deverá situar-se em 3%.

“Embora o impulso do mercados seja positivo, algumas tecnologias continuarão a conter o crescimento a curto prazo”, adianta Stephen Minton.

Gastos globais com IT chegarão aos 5,5 biliões (5,5 $ trillions) de dólares em 2020

Em 2020, a IDC espera que o auge da IoT, robótica e realidade aumentada e virtual conduzam a um forte investimento em tecnologia.

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.