Vânia Penedo em 2018-1-23

NEGÓCIOS

IDC Predictions: Mobilidade no topo das prioridades de investimento das empresas nacionais

A mobilidade é vista pelos decisores nacionais como crítica para a competitividade, segundo o mais recente inquérito da IDC ao tecido empresarial português. Redução de custos já não é a prioridade das organizações nacionais.

IDC Predictions: Mobilidade no topo das prioridades de investimento das empresas nacionais

Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, durante a apresentação do IDC FutureScapes: Portugal Top 10 Predictions. Fotografia: Jorge Correia Luís/MediaNext

A IDC Portugal prevê que o mercado das TIC cresça 2,6% em Portugal, em 2018, movendo um total de 7,7 mil milhões de euros. As tecnologias da 3ª Plataforma (cloud, mobilidade, social business e big data) e dos Aceleradores de Inovação (IoT, inteligência artificial, impressão 3D, novas interfaces humanas e digitais, robótica e blockchain)  irão crescer a uma taxa média de 12,4% e representarão cerca de 54% do mercado em 2018, enquanto as tecnologias associadas à 2ª Plataforma irão decrescer 6,9% em 2018.  De acordo com a IDC, 3ª Plataforma e Aceleradores de Inovação vão representar 66% do mercado das TIC em Portugal em 2020.

A IDC Portugal apontou ainda o Regulamento Geral de Proteção de Dados como um dos principais dinamizadores dos investimentos em IT em 2018 e 2019, antevendo que mais de metade das 5000 maiores empresas vão estar preparadas para a nova diretiva este ano.

As previsões decorrem do estudo “IDC FutureScapes: Portugal Top 10 Predictions”, para o qual a empresa inquiriu 307 decisores de IT e de negócio das 5 mil maiores organizações nacionais. Durante a apresentação das conclusões, que decorreu esta terça-feira, dia 23, em Lisboa, Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, sublinhou que a confiança das empresas aumentou consideravelmente, com 54% dos inquiridos a acreditarem que o seu negócio cresça em 2018.

O estudo denota ainda uma tendência importante: a redução de custos deixou de ser a principal prioridade das empresas. Eficiência operacional, serviço ao cliente e compliance são, hoje, e por ordem decrescente de importância, as três grandes preocupações dos decisores. Segundo a IDC Portugal, mais de 50% pretendem investir em tecnologia este ano. A mobilidade surge no topo das tecnologias entendidas pelos decisores como críticas para a competitividade, tendo sido nomeada por 70% dos inquiridos. Segue-se o cloud computing (eleita por mais de 65% dos decisores) e big data e analytics (a escolha de 60%).

Em Portugal, a maioria das organizações encontram-se nos níveis 2 (“Digital Explorer”) e 3 (“Digital Player”) de maturidade no que diz respeito à transformação digital. Gabriel Coimbra realçou que é nos dois últimos níveis — “Digital Transformer” (4) e “Digital Disruptor (5) — que “as organizações começam a ganhar verdadeiramente competitividade”.

A IDC observou ainda que continua a acentuar-se o afastamento entre o nível de transformação digital das organizações portuguesas e o das norte-americanas, tendo mais do que duplicado desde 2015, o que denota a necessidade de repensar a forma como os processos de transformação digital estão a ser conduzidos.

Gabriel Coimbra realçou que estamos a assistir ao “consolidar do primeiro capítulo da terceira plataforma tecnológica” e a entrar no segundo capítulo, que deverá estender-se até 2022, “caraterizado pela consolidação da oferta cloud em megaplataformas, pelo rápido crescimento da IoT e da inteligência artificial, pela disrupção causada pelos negócios de plataforma - dentro e fora da indústria das TIC -, onde os dados constituem o principal ativo numa economia cada vez mais digital e a experiência dos consumidores, independentemente dos setores, é cada vez mais tecnológica, integrada e imersiva”.

 

 

Na edição de fevereiro o IT Channel publica uma Análise onde aprofunda as principais conclusões e tendências apontadas no IDC FutureScapes: Portugal Top 10 Predictions.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.