2016-9-12

NEGÓCIOS

HP compra negócio de printing da Samsung

A empresa prevê com este acordo ampliar a sua linha de printing e trazer inovação ao mercado

HP compra negócio de printing da Samsung

A HP anunciou esta segunda-feira o acordo definitivo para adquirir a divisão de impressão da Samsung Electronics por 1.05 mil milhões de dólares.  Esta é a maior aquisição na história da HP (depois da separação) e virá a potenciar as suas possibilidades de crescimento no setor das impressoras, nomeadamente através dos multifuncionais, fortalecendo o portfólio de impressão a laser que estabeleceu em parceria com a Canon, e libertando o caminho para futuras inovações em impressão. Adicionalmente, como parte do acordo, a Samsung comprometeu-se a comprar 100 a 300 milhões em ações da HP em mercado livre após o fecho da transação.

Esta foi uma grande jogada estratégica para a HP,” afirma Enrique Lores, president of Imaging, Printing & Solutions da HP.  “A separação está realmente a dar resultados,” acrescenta, em referência “split” da HP da Hewlett Packard em 2015 para se focar em PCs e respectivo hardware

Os números, por outro lado, não são tão otimistas: as receitas do ramo de impressão da HP caíram 14% para um total de 42 milhões de dólares no passado trimestre, enquanto as vendas caíram cerca de 4% para um total de 11.9 mil milhões. Ainda assim, ao reportar os seus ganhos no mês passado, a companhia afirmou que as operações de restruturação estavam no caminho certo para o ano fiscal, incluindo uma redução de pessoal na ordem dos 3 mil postos de trabalho.

“Tornarmo-nos uma empresa independente conferiu-nos maior flexibilidade e permitiu-nos colocar o foco em acelerar o nosso crescimento e reinventar indústrias,” afirma Dion Weisler, Presidente e CEO da HP. “É o que estamos correntemente a fazer com a impressão 3D e a disrupção da indústria de 12 biliões de dólares de manufacturação tradicional, e é o que vamos fazer com a indústria de 55 mil milhões das impressoras. A aquisição da divisão de impressão da Samsung permite-nos gerar inovação e criar oportunidades de negócio completamente novas com muito maior eficiência, segurança, e economia para os nossos clientes.”

As MPFs da Samsung vão estar ainda em comercialização por mais 1 ano

No total, a HP irá receber mais de 6500 patentes da Samsung, contribuindo assim para o crescimento do seu repertório de propriedade intelectual, juntamente com uma força de trabalho de classe mundial que inclui 1300 investigadores e engenheiros altamente especializados em tecnologia de impressão a laser, eletrónica de imagem, consumíveis e acessórios de impressão.
A Samsung construiu, nas palavras da HP, um "impressionante portfólio de MPFs A3", que aliam a performance à potência, simplicidade, fiabilidade e facilidade de uso de impressoras, tudo com um número radicalmente reduzido de peças  sujeitas a manutenção.

Em comunicado, a HP diz que integrar os produtos de impressão da Samsung nas tecnologias de ponta PageWide da HP permitirá criar um portfólio "revolucionário" de soluções de printing, com a melhor segurança de dados, documentos e dispositivos da indústria.

Adicionalmente, as capacidades da tecnologia de impressão a laser da Samsung são mais adequadas a multifuncionais de larga escala concebidas para uso intenso em escritórios, potenciando à HP o desenvolvimento de uma categoria na qual a empresa têm uma menor presença no mercado.

Por último, a HP está confiante que a transação irá proporcionar novas oportunidades para fortalecer e expandir as suas relações com a Canon, com a qual desfruta de uma parceria sólida e mutualmente benéfica.

"A HP e a Canon têm vindo a debater a inovação em impressão como forma de criar valor comercial em impressão empresarial e no mercado em expansão dos MFPs,” afirma Fujio Mitarai, presidente e CEO da Canon Inc. “Esta transação irá desenvolver ainda mais a nossa parceria e gerar crescimento em ambas as empresas.”

É previsto que a aquisição seja finalizada num período de 12 meses, ao longo dos quais será sujeita a aprovações regulamentares e outros procedimentos de fecho, e que gere um crescimento gradual ao longo do primeiro ano após o fecho, com sinergias de custo e um forte modelo financeiro.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Receitas de PCs animam resultados da HP
NEGÓCIOS

Receitas de PCs animam resultados da HP

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.