2017-9-22
De acordo com o estudo Digital Payments da Visa, 75% dos portugueses utilizam agora os seus dispositivos móveis para acompanhar as suas finanças e realizar pagamentos diários, como contas, estacionamento e atividades de lazer
O crescente número de opções de pagamento digital através de dispositivos móveis está a incentivar os consumidores a encontrarem soluções de Mobile Money que se adaptem aos seus estilos de vida. Segundo as conclusões do estudo, 59% dos portugueses verificam o saldo ou acedem a outros serviços através de uma aplicação bancária. O país segue a tendência da média europeia encontrando-se ligeiramente acima da sub-região dos países ocidentais (58%). Os consumidores portugueses acompanham igualmente a tendência europeia ao sentirem-se cada vez mais confortáveis ao realizar transações através dos seus dispositivos móveis, em detrimento dos desktops e laptops, já que quase metade (48%) utilizam um dispositivo móvel para efetuar compras. A realização de transferências bancárias através de smartphones ou tablets é também uma das atividades que 42% dos portugueses fazem online. A nível europeu, é de assinalar que mais de dois terços (68%) dos europeus usaram uma carteira digital (por exemplo, o PayPal), um serviço de card-on-file (onde o website armazena os detalhes de pagamento) ou um serviço de pagamento móvel. Este número sofreu um aumento face aos 63% em 2016. Millennials lideram adoção de pagamentos online Os millennials são os principais utilizadores de dispositivos móveis para pagamentos bancários, sendo que 86% dos europeus inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, afirmam ser "utilizadores do Mobile Money". Para além do facto dos millennials portugueses seguirem as tendências europeias, o potencial de crescimento nos próximos três anos é elevado: 94% dos millennials portugueses esperam tornar-se utilizadores de Mobile Money dentro de três anos (vs. 92% dos europeus), um crescimento expectável de 16% em três anos. Paralelamente, os jovens lideram a população em geral quando se trata de utilizar dispositivos móveis para transferir dinheiro para amigos e familiares com 52% dos portugueses em comparação com 42% da própria média portuguesa. Biometria cada vez mais popular A biometria como método de autenticação está também a aumentar a sua popularidade entre os utilizadores. Cerca de • 84% dos consumidores europeus expressam confiança na biometria como um método seguro de autenticação, acima da percentagem inferior de 59% no ano passado. Verifica-se um aumento para 86% no caso português ligeiramente acima dos países da Europa Ocidental. Os Baby Boomers e millennials europeus partilham da confiança na biometria (87% e 84%, respetivamente). Novamente, os Baby Boomers e millennials portugueses revelam-se mais confiantes do que a média europeia quando se trata dos índices de confiança na biometria (89% em Portugal vs. 87% na Europa e 87% vs. 84% na Europa, respetivamente). A impressão digital e o scan da íris são percecionados como os métodos mais seguros de autenticação biométrica na Europa em geral (75% e 74%, respetivamente) assim como no caso português (76% e 78%, respetivamente). Pagamento digital em expansão no retalho De acordo com o estudo da visa, são também cada vez mais os retalhistas europeus que instalam tecnologias que suportam pagamentos com cartões e dispositivos móveis (NFC). Na Europa, as cinco categorias de retalho mais populares para pagamentos móveis são restaurantes, supermercados, circulação/ tráfego, comida e bebida de conveniência, lazer e entretenimento. Ao viajar para o estrangeiro, os europeus usaram os seus dispositivos móveis para realizar compras em 103 países em todo o mundo, demonstrando que as pessoas sentem-se seguras e confiam nos seus smartphones ou tablets quando fazem compras noutro país. |