2015-10-28

NEGÓCIOS

Gestores de TI portugueses dedicam nove minutos por dia à inovação

A edição de 2015 do Claranet Research Report revela o estado da inovação das empresas em seis países europeus, incluindo Portugal. O relatório mostra que os departamentos de TI das empresas portuguesas são os mais pressionados da Europa, dedicando apenas nove minutos por dia à inovação.

Gestores de TI portugueses dedicam nove minutos por dia à inovação

O relatório foi elaborado pela consultora independente Vanson Bourne, a pedido da Claranet, tendo inquirido 900 responsáveis de TI europeus de seis países - Alemanha, Benelux, Espanha, França, Portugal e Reino Unido - com o objetivo de avaliar o estado atual das TI nas principais empresas de toda a Europa.

Segundo o relatório, os departamentos de TI portugueses são os que mais pressão enfrentam, contrastando bastante com a realidade dos restantes países europeus. O estudo chega também à conclusão de que os orçamentos TI das empresas portuguesas caíram bastante durante este ano, cenário que deverá prolongar-se durante o próximo.

A principal sacrificada é a inovação, para que os serviços mínimos possam ser assegurados: os departamentos de TI em Portugal dedicam apenas 9 minutos por dia a inovar, uma vez que a maior parte do seu tempo é dedicado a tarefas de gestão administrativa e a trabalho reativo.

O relatório demonstra ainda que 74% das empresas portuguesas já têm uma estratégia digital e que 84% das empresas europeias, onde se incluem as portuguesas, preveem uma mudança radical nas TI durante os próximos dois anos. Um dado interessante é o facto de, em 2014, cerca de 75% das empresas terem aumentado o seu orçamento de TI. O Claranet Research Report indica ainda que, em 2020, o desenvolvimento de aplicações in-house diminuirá cerca de 30% e que 61% dos responsáveis de TI, irá contar com o apoio dos fornecedores de TI para o desenho e implementação de soluções flexíveis para o seu negócio. Por essa data os departamentos de TI irão também realizar mais análise de dados (mais 6%) e menos suporte técnico (menos 21%).

No que aos fornecedores de TI diz respeito, o relatório aponta que, em média, são contratados 3 serviços de TI a cada fornecedor, que a gestão de aplicações é o serviço mais solicitado. O fornecedor ideal é descrito como “um conselheiro de confiança”.  

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.