2017-12-21

NEGÓCIOS

Gastos com IoT vão superar os 700 mil milhões de dólares em 2018

Estudo da IDC prevê que os gastos em produtos e soluções de Internet of Things chegarão aos 772.5 mil milhões de dólares em 2018. Hardware será a categoria com mais investimento

Gastos com IoT vão superar os 700 mil milhões de dólares em 2018

O investimento mundial na Internet of Things deverá chegar a 772,5 mil milhões de dólares em 2018, um aumento de 14,6% em relação aos 674 mil milhões investidos em 2017. Uma atualização da Worldwide Semiannual Internet of Things Spending Guide da IDC prevê que as despesas internacionais da IoT mantenham uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14,4% entre 2017-2021, superando um bilião em 2020 e atingindo 1,1 biliões em 2021.

O hardware para IoT será a maior categoria de tecnologia em 2018, com 239 mil milhões de dólares investidos maioritariante em módulos e sensores, juntamente com alguns gastos em infraestrutura e segurança. Os serviços serão a segunda maior categoria, seguida de software e conetividade. O investimento em software será liderado por software de aplicativos, juntamente com a analítica, plataformas IoT, e segurança. O software também será o segmento de tecnologia de crescimento mais rápido, com um CAGR de cinco anos de 16,1%. As despesas de serviços também crescerão a um maior ritmo do que as despesas gerais, com um CAGR de 15,1%, e serão praticamente iguais às despesas de hardware até ao final do período previsto.

"Em 2021, mais de 55% do investimento em projetos de IoT corresponderá ao software e serviços. Isto está diretamente em linha com os resultados do 2017 Global IoT Decision Maker Survey da IDC 2017, no qual as organizações referem o software e os serviços como áreas-chave do investimento focado para os seus projetos IoT ", diz Carrie MacGillivray, vice president of Internet of Things and Mobility da IDC. "O software forma a base sobre a qual os aplicativos IoT e os casos de uso podem ser construídos. No entanto, são os serviços que ajudam a unir todos os elementos tecnológicos para criar uma solução abrangente que possa beneficiar as organizações".

As indústrias que deverão gastar mais em soluções IoT em 2018 são a manufatura (189 mil milhões de dólares), o transporte (85 mil milhões de dólares) e os serviços públicos (73 mil milhões de dólares). Os gastos com IoT por parte da manufatura serão amplamente focados em soluções que suportem operações fabris e gestão de ativos de produção. No transporte, dois terços das despesas IoT irão para a monitorização de frota, seguidas de gestão de frota. As despesas de IT nos serviços públicos serão dominadas por redes inteligentes para eletricidade, gás e água. As despesas de IoT inter-indústria, que representam casos de uso comuns a todas as indústrias, como veículos conetados e edifícios inteligentes, aproximar-se-ão dos 92 mil milhões de dólares em 2018, e classificar-se-ão entre as principais áreas de investimento ao longo dos cinco anos contabilizados.

"O investimento em IoT para utilizadores finais chegará aos 62 mil milhões de dólares em 2018, tornando-se o quarto maior segmento da indústria. Os principais casos de uso de consumidor estarão relacionados com as smart homes, incluindo automação residencial, segurança e aparelhos inteligentes", indica Marcus Torchia, research director, "Customer Insights & Analysis". "As smart appliances sofrerão um forte crescimento de investimento ao longo do período da previsão, e ajudarão a tornar o consumidor o segmento da indústria de mais rápido crescimento, com um CAGR global de 21,0%".

Os gasots ocm IoT em 2018, na EMEA,  vão totalizar os 171 mil milhões de dólares. A China será o país do mundo com o maior total de gastos IoT em 2018 (209 mil milhões de dólares), impulsionados por investimentos da indústria da manufatura, serviços públicos e administração pública. As despesas IoT nos Estados Unidos totalizarão 194 mil milhões de dólares em 2018, encabeçadas pela manufatura, transportes e bens de consumo.  A América Latina apresentará o crescimento global mais rápido nas despesas com IoT com um CAGR de cinco anos de 28,3%.

TAGS

IDC IoT

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.