2018-2-01

NEGÓCIOS

Fujifilm vai adquirir a Xerox

A aquisição da Xerox pela Fujifilm tem um valor de 6,1 mil milhões de dólares e deverá resultar num despedimento de 10 mil pessoas.

Esta fusão mundial será concluída com a integração da Xerox na joint-venture que ambas as marcas têm no mercado asiático há mais de 50 anos e que trouxe a Fujifilm para o mundo do printing.

O negócio surgiu da necessidade de a Xerox encontrar novas fontes de crescimento, à medida que foi sentido uma dificuldade no mercado e impressão profissional. Ao mesmo tempo, também a Fujifilm, que reportou recentemente uma queda de 29,4% de lucro operacional no segmento de document solutions operations, sentiu a necessidade de colmatar estes números e começar a obter crescimento e expandir-se no mercado de printing além da região da Ásia-Pacífico (APAC).

Assim, numa transação de cerca de 6,1 mil milhões de dólares, a Xerox está a integrar-se na Fujifilm, que é dona de 75% da joint-venture que tem vindo a comercializar equipamentos de impressão e cópia na APAC. A Fuji Xerox deverá depois comprar de volta estas ações, por 6,1 mil milhões de dólares, contraindo uma dívida bancária. A Fujifilm deverá posteriormente utilizar estes recursos para comprar 50% das novas ações da Xerox. Espera-se que o negócio fique concluído em meados de julho/agosto.

A nova empresa será liderada pelo CEO da Xerox, Jeff Jacobson. Shigetaka Komori, CEO da Fujifilm, ocupará o lugar de chairman.

Combinadas, as empresas querem ser responsáveis por receitas anuais de 18 mil milhões de dólares, bem como a possível liderança de mercado em certas regiões geográficas. Esta fusão resultará numa nova Fuji Xerox, uma subsidiária da Fujifilm que terá agora escritórios em mais de 180 países. Dependendo do mercado de atuação, a empresa terá a designação de Xerox ou Fuji Xerox inicialmente.


A fusão global das duas empresas dará lugar a poupanças de 1,7 milhões de dólares, no entanto, deverão ser dispensados cerca de 10 mil profissionais.

Recomendado pelos leitores

PRIMAVERA ajuda empresas a preparar-se para o RGPD
NEGÓCIOS

PRIMAVERA ajuda empresas a preparar-se para o RGPD

LER MAIS

GTI lança novo programa de fidelização
NEGÓCIOS

GTI lança novo programa de fidelização

LER MAIS

DOIS funde-se com PROEF IT
NEGÓCIOS

DOIS funde-se com PROEF IT

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 44 Fevereiro 2018

IT CHANNEL Nº 44 Fevereiro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES