2017-8-14

NEGÓCIOS

Análise

Forcepoint aposta na analítica comportamental para proteger a informação

Tradicionalmente, as empresas adquirem soluções de cibersegurança que lhes permitam travar possíveis infeções. Mas porque o utilizador é o elo mais fraco, importa apostar na prevenção dos comportamentos de risco. Para a Forcepoint, a chave está na analítica

Forcepoint aposta na analítica comportamental para proteger a informação

De acordo com um estudo realizado pela Forcepoint, a esmagadora maioria dos profissionais de cibersegurança (80%) acreditam na importância da compreensão dos comportamentos dos colaboradores das empresas à medida que estas interagem com propriedade intelectual e outros dados organizacionais críticos. No entanto, embora considerem esta questão fundamental, apenas 32% dos auscultados no estudo da Forcepoint são capazes de compreender e antever estes comportamentos. No que diz respeito à noção das intenções, 78% dos entrevistados identificaram- -nas como uma prioridade.

As empresas, ao preocuparem-se em acompanhar o ritmo da evolução do mercado e em dar aos seus colaboradores todas as ferramentas de produtividade de que estes necessitam, muitas vezes acabam por estar expostas a falhas de segurança internas. Basta pensar nos riscos que o Bring Your Own Device (BYOD) aporta. Embora as organizações possuam estruturas de proteção em torno do perímetro da rede e dos endpoints, de modo a travarem ameaças externas, ainda há um fator que as empresas não conseguem controlar e que é muitas vezes a porta de entrada do cibercrime: o comportamento dos utilizadores. A Forcepoint recolheu o testemunho de colaboradores de empresas de países como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, e concluiu que cerca de 38% já estiveram envolvidos em incumprimentos de segurança das suas organizações.

Uma nova estratégia

A Forcepoint desenvolve as suas soluções tendo em vista as novas necessidades de proteção das empresas. O seu atual enfoque está alicerçado na proteção de utilizadores, dados e redes contra ameaças internas e externas, durante o ciclo de vida completo das ameaças; na proteção dos dados em ambientes cloud, no local de trabalho e em cenários de teletrabalho; e na deteção de intrusões, reduzindo o seu “tempo de exposição” e encontrando um equilíbrio entre a segurança e a remediação.

“A Forcepoint tem uma resposta clara face a este novo cenário de cibersegurança”, refere Fabiano Finamore, country manager para Espanha e Portugal na Forcepoint. Atualmente com uma equipa de oito pessoas, a Forcepoint apoia-se num ecossistema de Parceiros para conseguir enfrentar os desafios de segurança que as empresas enfrentam atualmente. “A nossa arquitetura de segurança é única, protege a organização, os seus utilizadores, os seus dados e as redes contra os ataques mais fortes, tanto dentro como fora da organização, durante todo o ciclo de vida da ameaça”, enaltece o country manager.
 

Prevenção pela análise dos comportamentos

Tradicionalmente, a segurança informática centra-se na prevenção de violações e na perda de dados, para garantir a integridade da infraestrutura. O conceito de rede de corporativa pública, como a cloud, o BYOD e a conetividade com parceiros de negócio tem aumentado o número de focos críticos de exposição de informação empresarial.

Durante a última RSA Conference, evento que reuniu diversos players de cibersegurança nos EUA, em fevereiro deste ano, o CEO da Forcepoint, Matthew P. Moynahan, anunciou que a empresa iria concentrar-se em permitir que as empresas avancem em direção ao que mais importa: a compreensão dos comportamentos e das intenções dos utilizadores, onde quer que se encontrem. Ao incluir capacidades de analítica nas suas soluções, o fabricante procura ajudar os clientes a minimizar o risco de acesso aos dados, tendo em conta o cumprimento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia. Deste modo, a Forcepoint promete detetar comportamentos que sejam suspeitos e que possam vir a tornar-se numa ameaça para a empresa.

As soluções da Forcepoint “permitem detetar tanto atividades suspeitas, como conteúdos duvidosos a serem executados no seio das organizações com maior rapidez”, realça Fabiano Finamore. “A plataforma proporciona uma melhor visibilidade sobre toda a rede, para que as empresas possam tomar as melhores decisões e reparar fugas, reduzindo o tempo de permanência dos ataques”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.