2014-10-30

NEGÓCIOS

Mercados Verticais: Educação

Estudo revela que a Educação é o sector mais promissor na corrida para a Maturidade Digital

O sector da educação é o mais promissor no que toca à transição entre as fases de Transformação Digital e Maturidade Digital, de acordo com o último estudo da Coleman Parkes patrocinado pela Ricoh Europa

Estudo revela que a Educação é o sector mais promissor na corrida para a Maturidade Digital

Estudo da Coleman Parkes patrocinado pela Ricoh Europa revela que existem vários obstáculos neste caminho, nomeadamente restrições orçamentais, falta de visão e comunicação eficaz com os recursos humanos

Esta investigação revela também que cada vez mais responsáveis da área da Educação dão importância à maturidade digital, tratando-a como uma prioridade (80%), face a outras áreas de atividade. Os responsáveis desta área estão confiantes de que irão atingir a maturidade digital no decorrer dos próximos dois anos, com 34% a acreditar que terão cumprido esta etapa já em 2016, e 71% a apostar em 2019.

A importância dada à maturidade digital está intimamente ligada à capacidade do Digital atrair novos estudantes, através de salas de aula otimizadas e modernizadas, assim como, novas experiências de aprendizagem online. Quando comparado com outros sectores verticais, a Educação tem o maior número (23%) de entrevistados a considerarem que a adoção deste tipo de tecnologias e a chegada à Maturidade Digital darão uma vantagem face aos concorrentes.

Outros benefícios apontados são:

- Processos corporativos melhorados (19%);
- Acesso à informação mais facilitado (17%);
- Menos tempo para completar tarefas (12%).

Porém, o estudo aponta uma série de obstáculos no caminho para a Maturidade Digital – percurso no qual as organizações utilizam ferramentas sofisticadas para otimizar a performance e demonstrar um compromisso contínuo com iniciativas ligadas à tecnologia e processos geridos digitalmente. Os responsáveis pela área da Educação enfrentam transformações financeiras e culturais à medida que vão implementando iniciativas digitais.

Os entrevistados apontaram o fator dos custos como um obstáculo significativo, com 48% a considera-los a maior barreira à Maturidade Digital. Isto é reflexo do facto de o sector da Educação estar frequentemente sujeito a grandes restrições nos seus gastos, tendo que, simultaneamente, equilibrar os seus orçamentos limitados com o investimento em recursos humanos, infraestruturas e tecnologia. O relatório OECD Education at a Glance de 2013 revelou que existiu um declínio nos gastos públicos em instituições de educação em vários países europeus, nomeadamente em Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido.

Ao refletir a importância do digital para obter vantagens competitivas, as equipas seniores na área da educação entrarão em contacto com atividades digitais, com 62% preocupados e interessados em manter as operações digitalmente maduras. Porém, o sector da educação tem também uma das percentagens mais baixas de entrevistados com uma visão clara do caminho para chegar à maturidade digital (71%), sendo ultrapassado apenas pelo Sector Público.

Esta falta de visão pode estar relacionada com um maior apoio no talento interno verificado neste sector. O estudo revela também que os responsáveis de Educação inclinam-se mais para dizer que trabalhar com um parceiro externo é um fator crítico para chegar à Maturidade Digital.

Outros obstáculos reportados no estudo apontam para as dificuldades relacionadas com a habituação dos recursos humanos aos vários passos da literacia tecnológica e a importância de os responsáveis comunicarem aos seus colaboradores uma visão clara deste caminho. Quase metade (48%) referiu que educar todos elementos e hierarquias acerca dos benefícios do Digital foi um obstáculo para chegar à Maturidade Digital, enquanto 43% apontaram a forma como o trabalho é levado a cabo de forma a manter-se a par com a tecnologia já instalada.

Carsten Bruhn, Vice-Presidente Executivo da Ricoh Europa, referiu: “A experiência de sala de aula da atualidade, o crescimento da aprendizagem remota e a abertura massiva de cursos online (MOOCs) tornaram claro que o futuro da educação terá como cerne o Mundo Digital. As grandes questões para os responsáveis da Educação são o que procura da Maturidade Digital nas suas instituições e de que forma poderá assegurar que as pessoas e os processos estão a trabalhar de acordo com esta visão”.

Com a presença de quadros interativos multimédia, projetores de vídeo inteligentes e sistemas de videoconferência em muitas salas de aulas, aliada à utilização crescente de dispositivos móveis por parte dos estudantes, decorrerá, nos próximos cinco anos, a normalização de experiências colaborativas em tempo real. Contudo, o impacto do Digital deve ser considerado, não só no interior das salas de aula e nas plataformas online, mas também como forma de otimizar processos para aumentar a eficiência.

Ter uma estrutura digital e o apoio de parceiros é essencial para os responsáveis da Educação tomarem o máximo partido dos seus restritos orçamentos, mantendo-se na vanguarda num ambiente competitivo onde as capacidades digitais estão em constante evolução.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.