2017-10-19

NEGÓCIOS

Decunify implementa solução de videovigilância em veículos TST

Preocupada em aumentar a segurança dos seus passageiros, a Transportes Sul do Tejo (TST) decidiu implementar uma solução de videovigilância da Decunify, dotando 12 dos seus veículos com um serviço de controlo de imagens

Decunify implementa solução de videovigilância em veículos TST

O sistema agora implementado emite imagens nítidas, em tempo real e gravadas, além de tornar possível aceder a informações relevantes em qualquer lugar, a qualquer momento, sendo uma plataforma de vigilância preparada para o futuro. A solução oferece vídeos a cores, sob condições de luminosidade mínima de 0,3 lux e com a função WDR que permite visualizar detalhes em áreas muito claras ou muito escuras. O sistema está instalado de modo a que a TST possa ter acesso às imagens, em tempo real via 3/4G ou via Wi-Fi, quando as viaturas estão no raio de ação ou parqueadas.

José Perleques, técnico de segurança da TST, explica que era necessária uma “cobertura completa do interior do autocarro, com especial ênfase para a zona de entrada e as imagens necessitariam de ter uma boa resolução para identificar pessoas, mesmo com níveis de iluminação reduzidos”, de forma a reduzir os incidentes ocorridos no interior dos autocarros da empresa.

Assim, a Decunify procurou implementar uma solução que oferecesse à empresa de transporte de passageiros uma melhoria das condições de segurança dos passageiros, dissuadindo atos de vandalismo, com acesso à imagem em tempo real.

A solução implementada demonstra já resultados, tendo já tornado fundamental na resolução de distúrbios existentes. A arquitetura do sistema permite que os operadores, no centro de comando central da TST, acionem os meios necessários para que agentes de segurança atuem, nos primeiros momentos do incidente.

De acordo com José Perleques, a solução implementada “teve um impacto imediato”. A busca e localização rápida das imagens no sistema de videovigilância já permitiu a identificação de pessoas, bem como uma melhoria geral na operação dos autocarros, um aumento da segurança para os passageiros, um maior controlo da gestão local pela empresa administradora e a garantia da disponibilidade dos vídeos, num sistema IP robusto. O sistema de videovigilância serve ainda como meio dissuasor, o que confirma a tese de que havendo câmaras, existe alguma precaução por parte de quem esteja mal-intencionado.

Para Ricardo Duarte, especialista em Video Analytics da Decunify, “o equipamento instalado permite uma melhoria na segurança dos passageiros, um maior controlo por parte do condutor durante a operação do veículo e um registo na recolha de valores na bilheteira on-board. Para a Decunify este projeto adquiriu um significado também de relevância social pelo seu resultado prático e impacto nos utilizadores, pois desde a instalação do sistema registou-se uma grande diminuição de ocorrências nas viaturas”.

A implementação do sistema de análise de vídeo pela Decunify, contou com equipamentos Axis Communications.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.