2016-6-24

NEGÓCIOS

Bye Bye UK - Hello Scotland

Os britânicos votaram para sair da UE. Venceu o nacionalismo, perdeu a União. A Escócia votou para ficar, o que pode representar a sua separação do Reino. A questão que se nos coloca é: "and now what?"

Bye Bye UK - Hello Scotland

 

Num referendo decisivo para o Reino Unido e para toda a União Europeia, a noite foi longa. 

Sem sondagens à boca da urna, dependemos de resultados que vieram a conta-gotas a partir das duas da manhã, vindos das cidades mais pequenas até às grandes metrópoles, que só de manhã revelaram a tendência definitiva na contagem global. 

Os resultados apurados até ao momento dão perto de 51,9% para o “Leave”, o que constitui a confirmação dos piores receios dos europeus. 

Mas nem todas as nações britânicas votaram pelo “Sair”.  A Irlanda do Norte e a Escócia votaram claramente para ficar, com perto de dois terços dos votos para o “remain”, o que representa uma perfunda demarcação da Inglaterra. 
Na nação escocesa, em algumas cidades, como Edimburgo, a vontade dos eleitores em permaneceram na União Europeia chegou aos 75%. 

A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, afirmou na 4ª feira que “se os britânicos votarem maioritariamente na saída e os escoceses na permanência, será vital que a Escócia fale diretamente com os seus parceiros europeus sobre como proteger o seu lugar na Europa e no mercado único”, o que constitui uma espécie de “grito de Ipiranga” dos escoceses. 

Mas a divisão não é só entre as nações britânicas. Mesmo dentro de Inglaterra a divisão é entre gerações e entre os grandes centros urbanos como Londres (75% pelo "remain"), Liverpool ou Manchester, contra as cidades mais pequenas e regiões rurais, maioritariamente pelo Brexit. 

É uma divisão entre passado e futuro, e ganhou o passado. 

O real impacto económico a prazo deste referendo na economia europeia parece ser difícil de prever. 

Para já, as reações dos mercados foram de grande nervosismo, à medida que os resultados foram sendo conhecidos. Os investidores começaram a reagir rapidamente durante a noite, tendo a Libra chegado a cair perto de 10% face ao dólar, um valor não registado nos últimos 30 anos. 

Os futuros norte-americanos estão a negociar com quedas perto dos 5% ( Nasdaq) , todas as bolsas europeias abriram com fortes quedas e Londres afunda neste momento perto de 9%. As restantes bolsas europeias estão ou em linha ou ainda mais vermelhas.

O primeiro-ministro britânico David Cameron acaba de anunciar  a sua demissão.

Os líderes Europeus cedo começaram a marcar posição: para o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, os 27 vão permanecer unidos e reforçar a integração europeia: “Para todos os restantes países, a União continua a ser o quadro para o nosso futuro comum".

Resta conhecer a resposta dos líderes europeus: um acordo do tipo Norueguês ou um Farewell Goodbye?

ARTIGOS RELACIONADOS

Brexit or IT Exit?
NEGÓCIOS

Brexit or IT Exit?

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.