2018-1-15

NEGÓCIOS

Bússola Tecnológica para 2018

Reunimos as tendências tecnológicas que interessam ao Canal de IT, apontadas pela IDC, pela Forrester e pela Gartner, e tendo 2018 como ponto de partida

Bússola Tecnológica para 2018

1- Cloud 2.0

A expressão pertence à IDC e significa uma evolução da ‘nuvem’. Num cenário de cloud 2.0, os serviços cloud tornar-se-ão mais distribuídos e inteligentes. A IDC prevê que, em 2018, mais de 85% do IT empresarial tenha uma arquitetura multicloud. Já no próximo ano, 75% das equipas de desenvolvimento incluirão funcionalidades de inteligência artificial (IA)/ cognitivas em uma ou mais aplicações. Praticamente todos esses serviços de IA serão disponibilizados a partir da cloud.

A chegada da cloud ao edge, diz a IDC, criará novas exigências do ponto de vista do planeamento e da gestão do IT, em torno de novos tipos de equipamentos, de novas exigências de conetividade e de gestão de ambientes cada vez mais complexos. A Gartner indica que a cloud e o edge computing não competem entre si. Quando utilizados de forma complementar, cloud e edge ampliam as respetivas capacidades: a primeira pode ser utilizada para criar um modelo orientado ao serviço e um controlo centralizado; o segundo pode ser utilizado como um modelo de entrega para processos distribuídos da cloud.
 

2 - Edge computing, o “braço direito” da IoT

A Forrester coloca o edge computing e a IoT no topo das tendências tecnológicas que transformarão os negócios nos próximos dois anos. A consultora refere que, por agora, os fornecedores estão a criar novas classes de hardware hiperconvergido para
o edge e que em 2020 os líderes de negócio vão recorrer ao edge computing para construir aplicações distribuídas que encurtam a distância entre dados, conclusões derivadas e ações subsequentes. Quanto às tecnologias nomeadas como importantes, são as seguintes: servidores de edge, gateways inteligentes, micro data centers, routers inteligentes, analítica de IoT. A Gartner fala mesmo numa “IoT em tudo”, prevendo que em 2020 este modelo esteja em 95% de todos os novos designs de produto.
 

3 - Inteligência artificial a revolucionar o software

A IDC prevê que, em 2019, computação cognitiva, inteligência artificial e machine learning sejam os segmentos de desenvolvimento de software com mais rápido crescimento. Em 2021, espera que 50% da infraestrutura empresarial empregue alguma forma de IA para aumentar a produtividade, gerir riscos e baixar os custos de uma forma geral. A cibersegurança será uma das primeiras aplicações “críticas” da IA, alerta a IDC. A Gartner refere que IA e machine learning estão a imiscuir-se em praticamente tudo e que serão um “campo de batalha” para a indústria, nos próximos cinco anos — período ao longo do qual quase todas as aplicações e serviços deverão incorporar algum nível de IA. A analítica aumentada é uma área que a consultora considera de particular crescimento, utilizando machine learning para automatizar a preparação de dados, bem como a descoberta de insights.

A Forrester diz que, em 2020, a combinação de big data, IA e cloud criará uma “tempestade” de disrupção em torno dos carros autónomos, e nomeia as tecnologias importantes: servidores de machine learning, plataformas de aprendizagem profunda, reconhecimento de emoções, analítica do discurso. Só em 2019 é que o machine learning e as plataformas de aprendizagem profunda amadurecem o suficiente para acelerar modelos de auto-aprendizagem.
 

4 - Novas interfaces a impor-se

Experiência imersiva é a expressão que melhor resume esta tendência, apontada pela IDC e pela Gartner. Esta última refere que a realidade aumentada (RA), virtual (RV) e mista estão a mudar a forma como as pessoas entendem e interagem com o mundo digital. Apesar deste mercado ainda estar fragmentado e na sua adolescência, o interesse é elevado. A IDC refere que a RA, as interfaces por voz e os sensores biométricos vão impor-se nos próximos 36 meses.

Para os trabalhadores de field services os dispositivos de RA (óculos ou capacetes) permitirão ampliar a sua base de conhecimento no terreno, reduzindo problemas de diagnóstico e possibilitando uma resolução mais rápida de problemas. Para os information workers, estes dispositivos prometem aumentar a eficiência, desbloquear novos métodos de colaboração e permitir que trabalhadores remotos interajam de forma mais eficaz. A IDC refere que a RA mudará a forma como os colaboradores interagem com os objetos físicos, já que a IoT possibilita a associação de dados em tempo real a equipamentos que os colaboradores já utilizam.

ARTIGOS RELACIONADOS

As tendências de negócio no Canal
NEGÓCIOS

As tendências de negócio no Canal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal
NEGÓCIOS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal

LER MAIS

Santiago Solanas sai da Cegid
NEGÓCIOS

Santiago Solanas sai da Cegid

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.