2017-11-30

NEGÓCIOS

Ana Maria Lopes assume direção de segmento empresarial da Microsoft Portugal

A nova diretora de segmento empresarial da Microsoft Portugal terá a cargo a gestão da relação com as maiores empresas portuguesas, assumindo a missão de apoiá-las no seu caminho de inovação e de transformação digital no mercado global

Ana Maria Lopes assume que a Microsoft Portugal tem a ambição de atingir 60% da sua faturação em serviços na cloud, ainda este ano fiscal, que termina em junho de 2018. “Mais do que um objetivo financeiro para a organização, este número refletirá que as empresas portuguesas estão, de facto, a transformar-se, a inovar e a repensar os seus negócios – fazendo o seu caminho para a nuvem. Nos próximos três anos queremos que este número evolua para os 80%”, comenta.

Atualmente, a Microsoft Portugal já está bem posicionada no mercado, na implementação e utilização de soluções na cloud por parte das empresas nacionais. “Isto significa que as nossas empresas estão a transformar-se mais depressa que a sua concorrência europeia. Estamos a ajudar a criar empresas mais fortes e melhor preparadas no mercado global”, considerou a nova responsável por este segmento. A Microsoft, porém, não trabalha sozinha. Conta com um ecossistema de Parceiros para cumprir este ambicioso plano. “É com eles que melhor nos posicionamos como parceiro estratégico, focados nas tendências de mercado e nas necessidades dos clientes”, acrescentou.

Ana Maria Lopes desempenhava funções como diretora executiva de Pequenas e Médias Empresas, Parceiros e Soluções desde 2014 e geria uma equipa de cerca de 60 pessoas. Ocupou-se da expansão do ecossistema de Parceiros da Microsoft, que, atualmente, ultrapassa os 2.600. Na Microsoft Portugal desempenhou ainda funções como sales manager, responsável pela gestão da relação com mais de 400 das maiores empresas nacionais, liderando uma equipa de 20 pessoas, que assegurava a relação com os clientes, os contratos e toda a gestão da parceria com a Microsoft. Foi também responsável pelo mercado financeiro, nomeadamente, no que diz respeito ao estabelecimento de parcerias e interação das diversas entidades com as múltiplas geografias da Microsoft Corporation.

Assume agora o cargo de diretora de segmento empresarial da Microsoft Portugal, com o objetivo de apoiar as empresas no seu caminho de transformação digital.
“Acreditamos no enorme potencial das empresas portuguesas e queremos que a Microsoft Portugal seja o parceiro estratégico que lhes permite posicionarem-se como referências de Inovação e Transformação, desafiando-as a otimizar as suas operações, capacitar os seus colaboradores, transformar os seus produtos e a forma como se relacionam com os seus clientes. Mesmo os negócios tradicionais podem ser, hoje, negócios digitais. Se a isto juntarmos a singular criatividade portuguesa, podemos perspetivar um enorme crescimento da economia digital”, refere Ana Maria Lopes.

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