2018-3-14

NEGÓCIOS

2017 foi ano record para o mercado global de data center

O ano 2017 foi um bom ano para o mercado de infraestrutura de data center (processamento, armazenamento e redes), com as vendas globais a atingirem um valor recorde de 142 mil milhões de dólares, do qual quase metade corresponde ao segmento dos servidores

2017 foi ano record para o mercado global de data center

O valor de vendas de servidores, storage e redes alcançou um valor recorde de 142 mil milhões de dólares em 2017, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior,  em grande parte graças a um forte crescimento no segmento dos servidores.

A subida de preço dos componentes DRAM e a crescente procura por servidores de gama mais alta levaram a que as receitas crescessem mais rapidamente do que as vendas de unidades. A contínua expansão dos data centers por parte de fornecedores de cloud pública e o início de um novo ciclo de negócios decorrentes do lançamento da nova geração de processadores Intel e AMD, contribuiu para aumentar o valor das vendas de servidores para 66 mil milhões de dólares.

Graças ao foco acrescido dos investimentos em produtos software-defined e all-flash, o storage continuou em crescimento, contrabalançando a queda das vendas de arrays de storage HDD tradicionais.

O segmento das redes continuou a crescer à medida que investimento em switching de data centers e wireless LAN manteve o ritmo. No geral, o switching de Ethernet cresceu em 7% e as LAN cresceram 9%. O segmento de service provider routing conseguiu manter-se positivo, com 1%, mas o routing empresarial caiu em 9%.

 

2017 foi um ano favorável para as vendas de infraestrutura no Canal

“O Canal continuou a dominar as vendas de componentes de infraestrutura, representando coletivamente 74% do total global,” diz Matthew Ball, principal analyst na Canalys. “No entanto, as vendas diretas cresceram mais rapidamente, devido ao papel cada vez mais relevante dos fabricantes de servidores ODM na venda de grandes volumes para provedores de cloud. As vendas diretas corresponderam a 34% das vendas de servidores, comparado com os 19% em storage e 20% em redes.”

Top 3

Os três fabricantes com vendas mais altas em 2017 foram a Cisco, a Dell EMC e a Hewlett-Packard Enterprise, responsáveis por um total combinado de 50% das vendas a nível global.

“A liderança da Cisco no segmento das redes ajudou a manter a sua vantagem de 20% no mercado geral de infraestrutura. O seu foco, de momento, está em mover a base instalada de clientes de hardware para o software e subscrições,” diz o analista.

A Dell EMC concluiu o seu primeiro ano completo de operações após a fusão de setembro de 2016, crescendo em 15% na sua participação no mercado de infraestrutura, e foi um dos fabricantes com crescimento mais rápido em todo o canal.

A quota da HPE em infraestrutura foi de 14%, estando o seu negócio de servidores mais focado nos segmentos de maior valor acrescido, com crescimento em HCI e HPC.

"A aquisição da Nimble deu um boost ao seu negócio de storage no ano passado, enquanto a Aruba está a impulsionar o crescimento em LAN wireless como parte da sua estratégia de edge inteligente.”

 

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.