2018-3-19

HARDWARE

Receitas de sistemas convergentes sobem 18.4% em 2018

Segundo a Gartner, as receitas globais de sistemas convergentes deverão alcançar um total de 12,3 mil milhões de dólares até ao final do ano, graças ao forte crescimento dos sistemas hiperconvergentes

Receitas de sistemas convergentes sobem 18.4% em 2018

É previsto que as receitas globais de sistemas integrados alcancem um total de 12,3 mil milhões de dólares em 2018, um aumento de 18.4% em relação aos 10.2 mil milhões de 2017, de acordo com a Gartner. O segmento de sistemas integrados hiperconvergentes (HCIS) verificará o maior crescimento (55%), enquanto as receitas de sistemas integrados de stacks irão cair em 5%.

“A maioria dos sistemas integrados vão substituir infraestrutura pré-existente, o que é ótimo em termos de custos, agilidade e consolidação de índices de eficiência e IT,” referiu Naveen Mishra, research director na Gartner. “Ao implementá-los como parte de uma iniciativa de negócio digital, contudo, as organizações de IT devem apurar a forma como as poupanças em investimento de capital podem vir a ser contrabalançadas por potenciais alterações nos custos operacionais.”

Julia Palmer, research director na Gartner, afirma que os líderes de infraestrutura e operações (I&O) de IT devem começar a mudar o pensamento ao avaliar sistemas integrados:

“A necessidade de acomodar novas cargas de trabalho, integrar infraestruturas de cloud pública e edge, e reduzir a complexidade operacional está a levar líderes de I&O a procurar sistemas integrados mais ágeis. Os sistemas de última geração a emergir de momento são soluções flexíveis, potenciadas por inteligência artificial e software-driven que vão ao encontro dos requerimentos do negócio digital.”

 

Tendências a influenciar o mercado de serviços integrados, segundo a Gartner

1. Mudança de fatores provoca declínio em  sistemas integrados de infraestrutura

Sistemas integrados de infraestrutura (IIS) integram hardware de redes, armazenamento e servidores, juntamente com software de gestão, para oferecer uma infraestrutura de computação partilhada. A Gartner prevê que em 2019 30% das organizações com necessidade de atualizar os seus IIS irão fazer a transição para alternativas mais recentes, flexíveis e económicas, como arquitetura de referência e HCIS.

 

2. HCIS mantêm um forte crescimento

HCIS oferecem recursos partilhados de computação e storage, com base em computação e armazenamento software-defined, hardware de baixo custo e uma interface unificada de gestão. Com as organizações afazerem a transição de IIS para HCIS pelo seu suporte de usos mais abrangentes para data centers, o segmento está a ver um rápido crescimento. É também previsto que a infraestrutura edge venha a acelerar a adoção de HCIS, especialmente a crescente popularidade do protocolo NVMe para tecnologia flash, que oferece uma maior contagem de operações input/output por segundo, menor latência e consumo energético reduzido. A Gartner prevê que o NVMe virá a ser responsável por 5% do investimento em HCIS até 2020.

 

3. Arquitetura de referência cresce de forma dinâmica 

Arquitetura de referência apresenta o segundo maior crescimento no mercado de sistemas integrados em 2018. Oferece uma representação documentada que ilustra “a forma como as coisas encaixam” para abordar uma determinada necessidade ou oportunidade de negócio. O seu valor está em oferecer compreensão e perspetiva para discutir opções de implementação, requisitos de integração e áreas de customização. A Gartner acrescenta que providers como a Dell EMC, Cisco, Pure Storage e IBM estão a impulsionar ativamente a aquisição de clientes nesta área.

 

4. Setor de sistemas integrados de stacks vai continuar a diminuir

Os sistemas integrados de stack irão gradualmente reduzir a sua contribuição para o mercado geral de sistemas integrados, maioritariamente devido à estratégia cloud-centric adotada pelos principais providers. 20% das organizações com necessidade de atualizar os seus sistemas integrados de stack irão optar por alternativas cloud-based até 2020.

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.