2017-6-26

HARDWARE

Realidade virtual e aumentada: IDC prevê 100 milhões de dispositivos vendidos até 2021

Num relatório recente, a IDC prevê que o número de dispositivos de realidade virtual e de realidade aumentada comercializados em todo o mundo alcance as 100 milhões de unidades.

Realidade virtual e aumentada: IDC prevê 100 milhões de dispositivos vendidos até 2021

São as duas grandes tendências do mercado de hardware e prometem ganhar tração nos próximos quatro anos, com vendas perto das 100 milhões de unidades já em 2021, segundo a IDC. A confirmar-se, tratar-se-á de um crescimento de 57.7% em cinco anos – em 2016, foram comercializados 10 milhões de dispositivos de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) em todo o mundo.

Segundo a consultora, os dispositivos de RV têm sido os mais populares, em particular os headsets que podem ser utilizados com smartphones (visualizadores screenless), essencialmente por serem o form factor mais barato.     

“Os próximos 18 meses vão continuar a estimular o mercado de RV, à medida que os fabricantes e marcas de PCs, juntamente com a Microsoft, introduzem dispositivos que exigem integração com um computador e que os dispositivos autónomos high-end chegam ao mercado”, indica Jitesh Ubrani, senior research analyst no IDC Mobile Device Trackers. Segundo o analista, dispositivos de RV com preços mais baixos, a par de menores exigências ao nível computação necessária, tornarão a realidade virtual mais acessível. “A introdução de tecnologia de controlo movimentos e de controlo pelas mãos ajudará a esbater a fronteira entre a realidade física e digital”.  

Por agora, ao nível dos dispositivos, a realidade aumentada continua um pouco atrás da realidade virtual. No entanto, sublinha a IDC, tal não se deve ao facto de ser menos importante, mas apenas porque é mais difícil de alcançar – na RA, as imagens digitais sobrepõem-se ao mundo real.

A IDC acredita que os dispositivos de RV continuarão a liderar em termos de volume de vendas até 2021, no B2C, mas assegura que a RA, em geral, terá um impacto muito superior no mercado empresarial. Muito provavelmente, diz, os consumidores terão o seu primeiro contacto com RA através do smarthpones ou tablets e não através de headsets dedicados – basta pensar no Pokémon Go.

No entanto, a IDC entende que no mercado B2B existem maiores oportunidades de negócio ao nível da venda dos dispositivos de RA. Verticais como a saúde, a produção industrial e o dos serviços que envolvem trabalho remoto e no terreno estão a demonstrar um elevado nível de interesse e investimento, segundo a consultora.

“É muito claro que a realidade aumentada é a maior fatia de mercado, quando olhamos para realidade virtual e aumentada de forma combinada”, salienta Ryan Reith, program vice president. O analista realça que dispositivos de empresas como a Microsoft, a Epson e a Intel, entre outras, estão a ser utilizados em projetos reais, no mercado empresarial, com ROI significativo. “Acreditamos que muitos trabalhos industriais vão mudar profundamente por causa da RA nos próximos cinco anos e que estes são mercados onde existem muito mais oportunidades para dispositivos de RA dedicados do que no mercado doméstico”. A IDC espera que as vendas para o mercado empresarial representem 80% das vendas de dispositivos de RA em todo o mundo nos próximos cinco anos.    

 

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas
HARDWARE

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.