2017-2-02

HARDWARE

Que tendências vão moldar o mercado de data center durante este ano?

A Nutanix antevê uma mudança de paradigma relativamente ao mercado de data centers, que deverá afetar tanto produtos como tecnologias já a partir deste ano

Que tendências vão moldar o mercado de data center durante este ano?

Para a empresa de soluções de cloud empresarial, uma das maiores mudanças será proveniente da evolução do enfoque no poder computacional para o enfoque na abordagem à componente de armazenamento da equação, impulsionada por aplicações de Big Data e pelas ferramentas de análise de dados que inundaram os data centers no ano passado.

Do ponto de vista do hardware, esta tendência vai acelerar o crescimento do armazenamento Flash face ao armazenamento magnético convencional, com cada vez mais empresas a adaptar arquiteturas All-flash para melhorar o desempenho e eliminar os silos.

Uma das vítimas desta mudança será a anteriormente dominante storage area network (SAN). A existência de alternativas mais escaláveis, com custos de gestão muito menos elevados, o aumento da disponibilidade e uma maior compreensão dos benefícios que a análise de dados gera para o datacenter, enfraquecem esta abordagem.

"De uma certa perspectiva, pode parecer que ao longo dos próximos 12 meses o datacenter continuará a operar como de costume, com a virtualização das cargas de trabalho, a integração proprietária, e a procura aparentemente interminável de um maior desempenho e capacidade. No entanto, a crescente aceitação da Cloud pública como um componente-chave para a transformação digital irá representar um grande desafio para os departamentos de TI", diz José Duque, territory manager Portugal and Galicia da Nutanix.

Dentro do conjunto de plataformas que os departamentos de TI estão a adotar, a cloud pública é a que se está  destacar cada vez mais. No entanto, é pouco provável que as empresas desistam do data center, pelo que se prevê que, ao longo de 2017, prevaleça o modelo híbrido.

A este respeito, fabricantes como a Amazon, que já sustentaram que o data center on premises era totalmente desnecessário, mudaram a sua postura, facilitando a migração e o equilíbrio das cargas de trabalho entre os domínios público e privado. Outros fabricantes já estão a integrar as tecnologias web-scale de Cloud Pública nos seus produtos de forma a ajudar as empresas a aproveitar a escalabilidade instantânea e a economia pay-per-use que a cloud pública assegura, sem que isso implique renunciar à propriedade, controle e segurança que as alternativas de datacenter local oferecem.

"Do ponto de vista de infraestrutura, as tecnologias de virtualização aplicadas com sucesso na gestão dos recursos informáticos já se estão a expandir para fazer o mesmo com o armazenamento e a rede", explica José Duque. "Os produtos e as tecnologias estão a amadurecer rapidamente, prevendo-se que 2017 seja o ano em que o Software-defined datacenter (SDDC) finalmente se torna uma realidade".

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas
HARDWARE

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.