2017-1-16

HARDWARE

QNAP lança versão 2 do Enterprise ZFS NAS

A QNAP Systems anunciou o lançamento do novo ES1640dc v2, uma versão atualizada do Enterprise ZFS NAS concebido para funções TI de missão crítica

QNAP lança versão 2 do Enterprise ZFS NAS

O sistema foi melhorado com SAS-12Gb/s mais veloz, quatros portas SFP+ 10GbE integradas, duas portas RJ45 10GbE, e SSD M.2 dedicado para NVRAM, e pode ser expandido com os módulos de expansão EJ1600 v2 (SAS-12Gb/s) e EJ1600 (SAS-6Gb/s) para uma capacidade de armazenamento potencial de mais de 1 petabyte.

O ES1640dc v2 incorpora uma arquitetura de duplos controladores ativos, processadores Intel Xeon E5 e ZFS para maior fiabilidade e utilidade em servidores de ficheiros, recuperação de dados, VDI, streaming de vídeo profissional e outras aplicações versáteis que requeiram um downtime próximo de zero.

“Com uma interface de gestão e ZFS fáceis de usar, o atualizado QNAP Enterprise ZFS NAS oferece serviços para negócios que requerem elevado espaço de armazenamento”, refere Waterball Liu, gestor de produto da QNAP. “O NAS Enterprise ZFS é especialmente exímio na oferta de soluções de armazenamento de elevado volume para servidores de ficheiros, servidores virtualizados, desktops virtuais, streaming de vídeo online, vigilância por IP, instantâneos e recuperação remota.”

O ES1640dc v2 é alimentado por um processador Intel Xeon E5 e possui duplos controladores ativos (active-active) para oferecer a empresas armazenamento com downtime próximo do zero. Outras funções incluem escrita DRAM em cache protegida por bateria e leitura SSD em cache para acelerar as operações em ambientes de máquinas virtuais, um SSD M.2 dedicado para NVRAM [memória não-volátil] que protege a informação na eventualidade de uma falha energética, e um slot PCIe pré-instalado com porta dupla RJ45 10GbE (substituível por um NIC QSFP+ 40GbE).

O ES1640dc v2 e os seus modos de expansão correspondentes oferecem canal duplo (Dual Path) para suportarem “single node failure”.

O ES1640dc v2 corre ainda o novo sistema operativo QES que incorpora o ZFS. As funções avançadas antecipadas oferecidas pelo QES incluem: pools de armazenamento flexíveis e expansíveis, caching SSD de alto desempenho, instantâneos (snapshots) praticamente ilimitados, SnapSync, de-duplicação de dados, compressão inline, provisionamento fino com recuperação (thin provisioning with reclaim) e auto-recuperação de dados (data self-healing).

Enquanto o primeiro NAS OpenStack Ready da QNAP, promete uma solução híbrida na nuvem que é realmente fácil de usar em ambientes OpenStack.

O driver QNAP Cinder integra o QNAP NAS enquanto armazenamento OpenStack para dados on-site, permitindo aos utilizadores beneficiar de funções de ponta que estão disponíveis no Enterprise ZFS NAS.

O ES1640dc v2 está também certificado para VMware vSphere 6.0, e é compatível com Microsoft Hyper-V. O ES1640dc v2 suporta VMware VAAI, VMware SRM e Microsoft ODX para aumento da performance ao fazer offloading da carga no servidor para servidor ESXi e Hyper-V respetivamente. O plug-in, web plug-in e QNAP SMI-S vSphere Client da QNAP são também suportados para aumentar a gestão operacional em aplicações de virtualização.

 

TAGS

NAS QNAP

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.