2018-3-29

HARDWARE

Advertorial

Na linha da frente das infraestruturas de data center

A PROEF IT, que em janeiro se fundiu com a DOIS, dedica-se à prestação de serviços na área das TI, e procura entregar ao mercado soluções inovadoras e diferenciadoras, de que são exemplo dois data centers de referência do nosso mercado: da REN – Redes Energéticas Nacionais e da NOS

Na linha da frente das infraestruturas de data center

No passado mês de fevereiro, a REN - Redes Energéticas Nacionais inaugurou o novo data center de Riba De Ave, uma infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal e o segundo data center em Portugal a obter a certificação TIER III.

A PROEF IT desempenhou um papel de consultoria, tendo colaborado na fase de concurso e ficado com a responsabilidade da Gestão do Projeto de Infraestruturas, que foi executado pelo consórcio Eurico Ferreira Portugal / Siemens, e que consistiu na implementação dos sistemas de telecomunicações, energia elétrica, climatização, sistemas de segurança e gestão técnica centralizada, e sua integração. A infraestrutura ocupa uma área total de 4.600m² e inclui 1.200m² de salas técnicas (CPD), separadas e isoladas entre si, destinadas a alojar os equipamentos onde residirão alguns dos mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país, tendo sido passados mais de 80km de cabos de cobre e 20km de fibra.

Dada a elevada criticidade desta infraestrutura, o data center contempla elevados níveis de redundância, com dois ramais de energia, disponibilizando alimentação principal e de emergência redundantes com capacidade de 1.600kva e possibilidade de crescimento para o dobro. Dois depósitos de abastecimento de combustível ligados a um conjunto de quatro grupos geradores garantem 24h de autonomia. A energia ininterrupta é assegurada por UPS em 2 (N+1) de 800kva com possibilidade de upgrade até aos 2.000kva.

O sistema de climatização instalado garante um elevado grau de eficiência energética, através do sistema de refrigeração em free cooling que utiliza as baixas temperaturas do ar no exterior, para auxiliar na refrigeração da água existente na rede hidráulica que dispõe de dois depósitos de inércia com 20.000L cada.

Em termos de segurança, o data center encontra-se localizado numa das zonas de menor risco sísmico do país, tendo sido instalados um sistema de anti-intrusão de perímetro, videovigilância, controlo de acessos com segregação por zonas e sistema de deteção e extinção de incêndio.

Todas estas especialidades estão integradas num sistema centralizado de gestão (GTC), disponibilizando um conjunto de informação em tempo real, que permite operar e monitorizar toda a infraestrutura.

O projeto teve uma duração aproximada de nove meses, com o envolvimento de 513 recursos técnicos, provenientes de 58 empresas subcontratadas para as diversas especialidades, atingindo no período de pico cerca de 110 pessoas/dia a trabalhar em simultâneo. A dimensão e as especificações técnicas do projeto representaram um desafio de elevada exigência para as equipas da PROEF IT, tendo reforçado as competências no âmbito de integração de sistemas e infraestruturas em data centers.

 

Data Center NOS

A PROEF IT / Eurico Ferreira concluíram com sucesso outro projeto importante, o novo Data Center Imopolis II, inaugurado no início de fevereiro, no Parque Holanda em Carnaxide, Lisboa. A nova infraestrutura ocupa uma área de cerca de 1000 m² e conta com uma área útil de 630 m2 de salas técnicas, sendo um projeto faseado, podendo ainda aumentar para uma capacidade cinco vezes maior.

A NOS confiou à PROEF IT / Eurico Ferreira todos os trabalhos no âmbito das infraestruturas elétricas, climatização, comunicações e segurança, equipando ainda as salas técnicas com armários exclusivos feitos à medida para o cliente.

Mais uma vez destacamos a criação de sinergias internas entre empresas do Grupo Proef com o importante contributo da PROEF IT. A proximidade deste novo data center ao já existente no Parque Holanda (Imopolis I) permite, entre outros, a redução da latência das comunicações. Para além da maior velocidade, o novo data center apresenta como caraterísticas diferenciadoras a sua modularidade, oferecendo uma maior capacidade de crescimento aos clientes e a melhoria da performance, garantido a tecnologia necessária para a NOS oferecer aos seus clientes serviços em cloud e data analytics que estão a ter um crescimento exponencial.

Jorge Graça, administrador e CTO da NOS, sublinha que o novo Data Center permite à NOS "entregar os clientes uma série de novos serviços”, assegurando a base tecnológica para tecnologias como "o 5G, Virtualização, Automatização e Inteligência Artificial”. O Data Center Imopolis II permite à NOS aproximar-se do objetivo de aumentar em 50% a capacidade instalada no armazenamento de dados e serviços empresariais associados.

 

Fusão PROEF IT e DOIS

A PROEF IT, que se posiciona na área de inovação do Grupo PROEF, conta com uma equipa de excelência e com a flexibilidade atualmente exigida às necessidades da realidade de cada negócio. Em janeiro de 2018, a PROEF IT anunciou a sua fusão com a DOIS, Empowering Connections, especializada em soluções e serviços de sistemas de informação e comunicação, reconhecida pela sua qualidade de integrador por excelência. Após esta fusão, a PROEF IT / DOIS concentra agora um conjunto de valências, apresentando-se ao mercado como uma nova força e empresa única, agregadora de uma oferta ampliada e ímpar de serviços aos seus clientes, destacando-se assim da sua concorrência no panorama das TIC.

 

Advertorial

Artigo elaborado por PROEF IT e DOIS

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.