2016-11-29

HARDWARE

Mercado de tablets liderado por dispositivos dois-em-um para o mercado profissional

O mercado de tablets está a registar duas realidades opostas: a venda de tablets tradicionais permanece em contração, as vendas de tablets híbridos conseguiram um sólido crescimento de 48%, impulsionado por uma maior penetração no mercado empresarial

Segundo os dados da IDC, o mercado de tablets na Europa Ocidental durante o terceiro trimestre registou 8,2 milhões de unidades vendidas, uma queda de 6,7% face ao mesmo período do ano passado. Contudo, embora o resultado não tenha sido positivo, superou as expetativas, muito devido à penetração que os dois-em-um estão a conseguir obter no mercado profissional.

Os tablets dois-em-um registaram um crescimento de 48,4% face ao Q3 de 2015, enquanto o segmento de tablets profissionais aumentou 13,1%. O segmento profissional é o grande impulsionador e está a conduzir a um aumento de preços dos híbridos, que são os dispositivos que registam maior interesse por parte dos profissionais.  

Deste modo, a IDC avança que o número de dispositivos comercializados na região com valores acima de 600€  aumentou 66,7%, representando 10,6% do mercado total de tablets.

O valor total do mercado cresceu 4,8%, alcançando 2,5 mil milhões de euros, apesar da queda a nível de unidades vendidas.

“A penetração cada vez maior dos dois-em-um, sobretudo no segmento corporativo, está a aumentar o valor do mercado de tablets, apesar da diminuição de unidades vendidas”, refere Daniel Gonçalves, analista de investigação de PCs da IDC Europa Occidental. “A oferta disponível no mercado continua a crescer, juntamente com os interesses das empresas por estes dispositivos. Como resultado, os dois-em-um, particularmente aqueles cujo rendimento e segurança cumprem com as exigências empresariais, estão a ganhar tração e estão a impulsionar a procura por dispositivos de gama alta”.

Deste modo, os dois-em-um continuam numa trajetória de crescimento, com 21,9% do total de tablets vendidos no Q3 de 2016 na Europa Ocidental, uma categoria liderada pela Apple e pela Microsoft, que em conjunto detêm 46,4% dos híbridos comercializados.

Ao mesmo tempo, os tablets tradicionais sofreram uma contração na ordem de 15,5%, sendo que desta percentagem 10,8% pertencem ao mercado de consumo.

No que diz respeito aos sistemas operativos, o Android continua a dominar, com uma quota de mercado na ordem de 64,9%, seguido do iOS e Windows, que detêm 21,9 e 12,2%, respetivamente.

Ainda assim, a Apple é o fabricante que domina o segmento de consumo, seguida pela Samsung, que diminuiu gradualmente a sua oferta de baixa gama, o que teve um impacto direto na sua presença no mercado em termos de quota. A Lenovo completa o pódio e, inclusivamente, ampliou a sua oferta de tablets tradicionais e de híbridos de modo a aguentar os seus resultados.

Recomendado pelos leitores

Schneider Electric amplia UPS Galaxy-V Series
HARDWARE

Schneider Electric amplia UPS Galaxy-V Series

LER MAIS

HP lança soluções e serviços de realidade virtual para empresas
HARDWARE

HP lança soluções e serviços de realidade virtual para empresas

LER MAIS

Lenovo celebra 25º aniversário do ThinkPad com edição especial
HARDWARE

Lenovo celebra 25º aniversário do ThinkPad com edição especial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº41 Outubro de 2017

IT CHANNEL Nº41 Outubro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES