2014-8-25

HARDWARE

Lei da cópia privada aprovada pelo Governo

A velha lei da "cassete pirata" está de volta, agora em versão digital.O Governo aprovou em Conselho de Ministros a actualização à lei da cópia privada, que passa a taxar todos os dispositivos que permitam gravar e armazenar ficheiros, onde se incluem PC’s, telemóveis e tablets.

Lei da cópia privada aprovada pelo Governo

A taxa sobre os computadores é a mais baixa (0,5 cêntimos por GB), ao passo que os MP3 deverão ser os mais penalizados: 25 cêntimos por gigabyte.

A lei que aplica uma taxa sobre todos os equipamentos que possam gravar e armazenar ficheiros teve luz verde por parte do Governo, que aprovou o diploma em conselho de ministros.

Trata-se de uma actualização à lei já existente, originalmente de 1998 e destinada aos dispositivos analógicos. A última actualização data de 2004, altura em que passou a incluir CDs e DVDs. O governo defende a medida precisamente com o facto da lei anterior se encontrar obsoleta, o que se tem traduzido num prejuízo crescente para autores e artistas, na ordem dos 90% de acordo com o executivo.

Com a alteração, computadores, discos rígidos, telemóveis e tablets, mas também pens e cartões de memória, ficam mais caros.

A nova lei será aprovada em Assembleia da República e aplicada de acordo com a capacidade de armazenamento dos dispositivos, com tectos máximos cobrados por categoria de dispositivo.

Eis as categrias definidas pelo executivo e os valores que vão ser taxados, de acordo com as directivas da lei da cópia privada:

> Memórias e discos rígos integrados em aparelhos com funções de cópia de fonogramas e/ou videogramas - 0,016 euros por GB, com limite de 15 euros.

> Suportes ou dispositivos de armazenamento, nomeadamente discos externos ou todos os que tenham mais de um saída ou entrada de áudio e vídeo - e que permitam a gravação de imagem e som: 0,016 euros por GB, com um limite de 15 euros.

> Memórias e discos rígidos integrados em computadores: 0,004 euros por cada GB, com limite de 7,5 euros.

> Memórias e discos rígidos integrados em aparelhos com função de televisor e em aparelhos (boxes) que assegurem o interface entre o sinal de TV e o televisor, onde se incluem os descodificadores ou aparelhos de acesso a serviços de televisão por subscrição que permitam armazenar sons e imagens animadas: 0,016 euros por GB, com um limite de 15 euros.

> Discos rígidos internos e externos que dependam de um computador ou de outros equipamentos ou aparelhos para desempenhar a função de reprodução e que permitam o armazenamento de imagens animadas e sons: ,004 euros por GB, com o limite de 7,5 euros.

> Memórias e discos rígidos integrados em aparelhos dedicadso à reprodução, leitura e armazazenamento de fonogramas, quaisquer obras musicais e outros conteúdos sonoros em formato comprimido (MP3): 0,20 euros por GB, com o limite de 15 euros.

> Memórias e discos rígidos de telemóveis que permitam armazenar, ver e ouvir obras musicais e audiovisuais: 0,12 euros por GB, com o limite de 15 euros.

> Memórias ou discos rígidos integrados em tablets que permitam armazenar obras musicais e audiovisuais: 0,12 euros por GB, com o limite de 15 euros.

> Pens USB: 0,016 euros por GB, com o limite 7,5 euros.

> Cartões de memória: 0,016 euros por GB, com o limite de 7,5 euros.


Deste modo, e de acordo com um exemplo dado pelo próprio governo, um computador ou disco externo com 1 TB de capacidade será taxado em 4 euros.

As impressoras multifunções entram agora no lugar das fotocopiadoras da lei de 1998 com uma taxa absurda de 5€ por unidade, quando estes dispositivos de cópia podem hoje custar apenas 60€ contra as centenas de "contos" de uma fotocopiadora do final do século. As impressoras de laser são ainda mais penalizadas: 7,5 euros por unidade.

De fora ficam os equipamentos destinados a uso profissional, o que só será possível entender quando o texto da lei subir ao plenário da Assembleia da República.


Um imposto sem sentido

O argumento do governo de que esta lei é uma actualização da lei original de 1998, na altura carinhosamente apelidada de lei da "cassete pirata" é largamente falacioso porque a lei original tinha incidência sobre suportes e dispositivos que eram usados apenas para cópia de música e de filmes.
Ora isso não ocorre com a actual lei, pois a maioria da memória disponível na maioria dos dispositivos não é seguramente utilizada por cópias privadas ilegais de peças autorais, mas por uma diversidade de dados que incluem o próprio sistema operativo do dispositivo, aplicações, dados, etc., e propriedade foi já tributada previamente.

Somos todos piratas ?

A presunção de culpabilidade do cidadão face aos tributos produz necessariamente regulamentação injusta para os que optam por comprar obras com direitos autorais, desde CDs a Blu-ray, passando pela aquisição de música em sites legais, como o iTunes , onde a parte respeitante ao criador já está incluída. Deste modo, a lei gera dupla tributação, ou seja, obrigada o consumidor a pagar 2 vezes pelo mesmo direito de utilização.
Taxar as set-up box de TV (1,6 cêntimos por cada GB) é o ponto ainda mais incompreensível da lei, uma vez que estes dispositivos não permitem duplicação de ficheiros, e no pagamento do serviço de televisão estão incluídos os direitos autorais pagos pelo operador. Esta é a prova de que não estamos perante uma taxa, mas sim um imposto ao consumo.

Um "tiro no pé"

Outro aspecto negativo deste novo imposto é a potencial perda de vendas nacionais para as importações directas por parte dos consumidores, sendo assim potencialmente contraproducente em termos de colecta de impostos, e prejudicando a actividade da distribuição e comercialização em Portugal.

Ao contrário de 1998, onde quase não existia e-commerce e redes de logística que o suportassem, e onde os equipamentos visados eram de "peso", temos que hoje em cima da já difícil competição com IVA mais baixo de outros países comunitários mais uma agravante nos preços e mais dificuldades para os operadores nacionais.

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.