2016-5-19

HARDWARE

HP revela Jet Fusion, o primeiro sistema de impressão comercial 3D

A HP deu finalmente a conhecer a nova gama de equipamentos HP Jet Fusion, as primeiras impressoras comerciais 3D em plataforma aberta.

HP revela Jet Fusion, o primeiro sistema de impressão comercial 3D

A HP já havia prometido revelar a sua gama de impressoras 3D em 2016, e agora anuncia a chegada dos novos equipamentos. O anúncio foi feito na RAPID, a maior conferência da indústria 3D do mundo.

Além de imprimir pela primeira vez peças funcionais ao nível do voxel (equivalente em 3D a um pixel 2D na impressão tradicional), a tecnologia da HP distingue-se de outras impressoras 3D de alta gama por não utilizar lasers para aplicar o material de impressão. Utiliza, ao invés, “tinteiros” térmicos para introduzir um agente químico a cada fina camada de pó aplicada, unindo o material.

 

                                                                                HP Jet Fusion 3D 3200

 

“A nossa plataforma de impressão 3D é única devido à capacidade de atingir 340 milhões de voxels por segundo, oferecendo aos nossos parceiros uma velocidade de impressão radicalmente superior, peças verdadeiramente funcionais e uma redução de custos revolucionária,” afirma Stephen Nigro, presidente do negócio de impressão 3D da HP. “A nova HP Jet Fusion 3D apresenta uma combinação entre velocidade, qualidade e custo nunca antes vista na indústria. Empresas e fabricantes podem repensar a forma de apresentar as soluções aos seus clientes”.

Segundo Joe Kempton, analista na consultora de tecnologia Canalys, apesar destas restrições limitarem o seu apelo, a inovação tecnológica tem o potencial de ser revolucionária.

“As impressoras HP podem produzir componentes de muito alta resolução a uma rapidez e custo extremamente competitivos”, comenta Kempton. "A sua tecnologia representa de facto um grande passo em frente e uma mudança significativa na indústria. A vantagem da competição é, de momento, uma maior gama de materiais e a capacidade de imprimir a cores. Mas a longo termo a HP será capaz de eliminar esta diferença”.

Atualmente, a HP encontra-se a trabalhar com fabricantes como a Nike, BMW, Autodesk, Jabil, Johnson & Johnson, Materialise, Protolabs, Shapeways e Siemens.

Gama HP Jet Fusion 3D

Para marcar a sua aposta na impressão 3D, a HP lança assim dois modelos, a impressora HP Jet Fusion 3D 3200, dedicada à prototipagem, que promete oferecer uma maior produtividade com custos reduzidos, e a HP Jet Fusion 3D 4200, concebida para prototipagem e produção em pequena escala. Ambos os equipamentos incluem um conjunto integrado de ferramentas, tais como Fast Cooling.

Plataforma Aberta de Software para promover aimpressão 3D

Dando continuidade à visão de uma plataforma aberta anunciada em 2014, a HP e parceiros certificados irão colaborar para colocar à disposição da comunidade inovações e novas aplicações para a HP Multi Jet Fusion Solution. Assim, a HP encontra-se a criar uma app store para materiais 3D e conta já com a colaboração de parceiros certificados, incluindo a Arkema, BASF, Evonik e Lehmann & Voss, planeando expandir o ecossistema de plataforma aberta nos próximos anos.

Futuro da impressão 3D

Com foco no futuro da impressão 3D, a HP vai aumentando também a sua oferta de materiais e cores de modo a a que os clientes possam transformar componentes ao nível do voxel. Desta forma, a HP pretende facultar a possibilidade de impressão de peças com "inteligência" incorporada, com sensores nos componentes, direcionando-se para a IoT.

No futuro, a marca espera que mais de 50% das componentes das impressoras HP Jet Fusion sejam impressas e produzidas com a tecnologia HP Multi Jet Fusion.

A impressora HP Jet Fusion 3D 4200 começará a ser expedida no final de 2016, seguida da HP Jet Fusion 3D 3200 em 2017. O preço para a impressora HP Jet Fusion 3D 3200 começará nos 120,000€. O preço para a solução completa (impressora HP Jet Fusion 3D 3200) começa nos 145,000€.

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.