2016-12-07

HARDWARE

Chips com tecnologia de 7nm podem estar para breve

O mercado de processadores tem encontrado dificuldades para ultrapassar os atuais limites de densidade, onde os custos associados a cada progresso sobem logaritmicamente. Contudo, fabricantes de chips a nível mundial anunciaram a primeira tecnologia de processamento de 7nm.

Chips com tecnologia de 7nm podem estar para breve

A dimensão de cada um dos milhões de transitores que compõem um microprocessador acaba por determinar a sua densidade e capacidade de computação ou armazenamento. A famosa lei de Moore, da duplicação de densidade a cada dois anos parecia "chocar" contra o limite de 10nm de dimensão de cada transitor. Essa "barreira" parece ter agora caído. 

O anúncio foi feito pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), o maior Contract Chip Maker a nível mundial , que divulgou a integração desta nova tecnologia de produção de semicondutores com 7nm com a última versão dos seus transístores 3D FinFET (Fin Field Effect Transistor), em futuros processadores para utilização em smartphones e outros dispositivos móveis.

Para provar que a integração desta tecnologia é mais do que uma utopia, a TSMC desenvolveu um chip de teste 256Mb SRAM completamente funcional com a unidade de memória mais pequena de sempre (0,27 microns quadrados).
Segundo o fabricante, o processamento de 7nm trará um impulso de performance na ordem dos 40% e uma redução de cerca de 65% de consumo a nível do transístor, comparativamente com o processamento atual nos transistores 16nm FinFET.

A TSMC não quer qualquer comparação com os nodes de 10nm, até porque acredita-se que este  não terá uma vida útil muito longa. Esta nova tecnologia de processamento de 7nm, que oferece um alto nível de performance, fiabilidade e rendimento (cerca de mais 50% para a memória SRAM mas menor para a computação).

Mas a TSMC não foi o único fabricante a pensar no 7nm. A parceria de R&D entre a GlobalFoundries, Samsung Electronics e a IBM também apresentou uma tecnologia de processamento de 7nm, embora com uma abordagem oposta. A TSMC está atualmente a utilizar ferramentas de litografia imersiva de 193 nm enquanto a GlobalFoundries, Samsung Electronics e a IBM estão a voltar-se para uma nova forma de litografia, EUV ou ultravioleta, para produzir algumas camadas críticas.
A tecnologia resultante das sinergias destes três fabricantes não estará pronta para ser entregue no mercado até meados de 2018, no entanto, prevê-se que deverá oferecer maior escalabilidade a um custo inferior.

A TSMC promete entregar esta tecnologia já no final de 2017, tendo intenção de começar a produzir com tecnologia de 10mn ainda este ano. A concorrente Samsung já inicou a sua produção em massa de 10mn e os primeiros processadores móveis estão apontados para ser apresentados no início do próximo ano. Paralelamente, a GlobalFoundries pretende entregar-se por completo apenas à produção de 7mn, sem passar pela de 10mn.

Com a produção em massa de 7mn, espera-se que já no início de 2018 esta tecnologia de processamento possa estar integrada em pleno no mercado.

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas
HARDWARE

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.