2017-5-11

EVENTOS

SAP Innovation Forum 2017: Que tendências vão moldar a economia digital?

A SAP voltou a juntar clientes e Parceiros no seu evento anual, que este ano ficou marcado pela mudança na sua denominação - SAP Innovation Forum 2017, uma alusão ao principal foco da empresa que quer levar a inovação a todas as organizações e transformar os seus negócios

SAP Innovation Forum 2017: Que tendências vão moldar a economia digital?

Luís Urmal Carrasqueira, sales director da SAP Portugal

Com mais de 350 mil clientes em mais de 180 países, 80% dos quais pequenas e médias empresas, a SAP posiciona-se no mercado enquanto fabricante mundial de software e aplicações empresariais capaz de ajudar todas as empresas, de todas as dimensões e setores de atividade, a melhorarem o funcionamento do seu negócio através da inovação e simplificação.

Para Luís Urmal Carrasqueira, sales director da SAP Portugal, “estamos num momento de mudança”, mudança essa que reflete a aposta atual do fabricante em proporcionar modelos flexíveis a nível da tecnologia (cloud, on-premises e híbrida), e a nível do negócio, através de serviços e aplicações que prometem ajudar os clientes a crescer de forma sustentada, bem como a serem mais rentáveis, ágeis e competitivos.

Subordinado ao tema “Digital Business”, o SAP Innovation Forum 2017 levou até aos presentes as últimas tendências e as mais recentes inovações em soluções de gestão empresarial, assim como alguns casos de sucesso de digitalização de algumas empresas. A nível de negócio, para o fabricante, o primeiro passo para a transformação de uma empresa está na otimização da cadeira de valor - alteração dos modelos de negócio, apelar ao engagement dos colaboradores e alterar a mentalidade empresarial.

“Será que a arquitetura empresarial está adaptada para responder às expetativas dos clientes”? A questão foi colocada por Steve Tzikakis, president EMEA South SAP, que vê nas expetativas dos clientes um dos maiores motores para inovação e transformação e uma empresa. Para o responsável, as empresas têm de estar preparadas para se moldar e conseguir responder às exigências dos seus clientes, que têm cada vez mais a necessidade de partilhar e integrar informação em tempo real, proporcionando tempos de resposta bastante mais reduzidos aos seus clientes.

A era digital já chegou e o mundo empresarial está a evoluir a um ritmo elevado. No entanto, no ano passado, as previsões da IDC não eram otimistas e estimavam que até ao final de 2016 apenas dois terços dos CEO veriam a transformação digital como uma das suas principais prioridades. Em apenas seis meses, a IDC já afirma que 89% das organizações atualmente vêem a transformação digital como uma prioridade. Para a consultora, a digitalização está cada vez mais no radar dos CEO das empresas, que conseguem ver na alteração dos seus processos um retorno significativo.

A cultura empresarial continua a ser um dos principais entraves à transformação digital das empresas, mas é nesse sentido as organizações estão a apostar em abordagens business-centric. O tratamento de informação é um dos fatores-chave para o sucesso de uma empresa. Aplicações com uma camada de inteligência, capazes de entender as necessidades dos clientes e de lhes oferecer soluções à medida, devem ser uma prioridade. Para tal, é fundamental que as empresas apostem na criação de uma equipa dedicada à transformação digital. De acordo com a IDC, 60% das empresas têm intenção de nomear um colaborador responsável por liderar a transformação digital da empresa, mas é a forma como estas formarem as suas equipas que será determinante para o seu sucesso nesta nova era.

Para ajudar as empresas nesta jornada disruptiva, a SAP conta com um portfólio de soluções e aplicações que prometem melhorar o negócio digital dos seus clientes. O fabricante destacou, durante o evento, o SAP S/4Hana, combinado com as soluções SAP Ariba; a maior capacidade de automação da SAP Integrated Business Planning; o SAP Leonardo, e o SAP CoPilot.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.