2016-6-23

EVENTOS

IBM apresenta robô NAO em Portugal

Este pequeno robô humanóide, o NAO, integra as capacidades cognitivas do IBM Watson e é capaz de manter uma conversa em linguagem corrente

IBM apresenta robô NAO em Portugal

A Conferência IBM BusinessConnect 2016 foi o palco para a apresentação do NAO perante uma audiência de 350 pessoas que comprovaram, em primeira mão, as vantagens destes sistemas, que procuram oferecer às indústrias e empresas a possibilidade de estas serem mais competitivas e tomarem decisões de negócios mais assertivas.

“O que irá diferenciar as organizações é conseguirem compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente. E, seguramente, que as empresas que arrancarem à frente, recorrendo à computação cognitiva, terão uma vantagem competitiva muito relevante”, revela António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal. “Através da computação cognitiva, será possível adicionar ao negócio digital, inteligência digital”.

O IBM Watson é a plataforma cognitiva da IBM onde os sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos o fazem - através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência. Mas mais do que isso, o IBM Watson lê e compreende em linguagem natural o significado e o contexto da informação para rapidamente encontrar informações relevantes, mesmo entre dados não estruturados.

“Estas capacidades podem ser integradas em qualquer produto, serviço, processo ou sistema digital, o que significa que podemos adicionar a qualquer coisa digital algo de cognitivo, algo de pensante”, sublinha António Raposo de Lima.

Esta plataforma já se encontra disponível na cloud, em diversos formatos, e pode ser aplicada a qualquer indústria, desde a saúde, ao turismo, à banca ou à educação.

Embora tenha sido apenas apresentado agora em Portugal, o NAO já é bastante popular enquanto concierge na cadeia de hotéis Hilton Worldwide onde, neste caso em particular, recebeu o nome de Connie. Na cadeia de hotéis, o robô dá recomendações aos hóspedes sobre as atrações e locais turísticos mais próximos, restaurantes e características do hotel, respondendo às suas questões de forma informativa. Tal é possível através da combinação das APIs do IBM Watson – Dialog, Speech to Text, Text to Speech e Natural Language Classifier.

Outro dos casos de sucesso das capacidades do IBM Watson refere-se à indústria da banca onde um outro robô, o Pepper, se encontra no banco japonês SoftBank a orientar o cliente a auxiliá-lo a tomar decisões mais informadas sobre as suas aplicações financeiras.

Houve ainda lugar para três sessões paralelas, onde foram apresentadas as últimas novidades e casos de sucesso da IBM nas áreas de analítica, cloud e cibersegurança.

A sessão contou também com uma área de exposição das soluções dos parceiros de negócio da IBM: BI4all, Compta, Critical Software, Informática El Corte Inglés, Novabase, PDM e PSE.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.