Sara Moutinho Lopes em 2018-1-24

EVENTOS

HP quer acelerar a 4ª Revolução Industrial com a impressão 3D

Com uma vasta experiência na área de impressão, a HP decidiu alocar o seu know-how num novo segmento que promete acelerar a 4ª Revolução Industrial: a impressão 3D. Para tal, o fabricante reforçou o seu portfólio Jet Fusion como novos equipamentos que querem mudar o paradigma da indústria

A HP abriu as portas do seu Experience Center para dar a conhecer novidades para o segmento da impressão 3D.

Segundo José Correia, diretor-geral da HP Portugal, o fabricante está atento à impressão 3D “há muito tempo”, no entanto, os seus esforços têm estado sobretudo centrados na investigação e desenvolvimento, que representa cerca de 3% das receitas totais da HP. A gama HP Jet Fusion é o produto desse investimento, e conta agora com mais três novos modelos: 3200, 4200 e 4210.

A proposta de valor da HP na área da impressão vai além do hardware. A HP trabalha em conjunto com diversas de empresas para oferecer soluções modulares, com software dedicado, uma estação de processamento, uma unidade de impressão e uma unidade de construção. O fabricante quer assim poder oferecer à indústria um ecossistema completo que lhes permita acelerar a produção.

Em todo o mundo, a HP tem o apoio de 65 resellers para expandir a sua tecnologia. Em Portugal, o Parceiro é a 3D Ever, empresa da Marinha Grande fundada em outubro de 2016 com profissionais experientes tanto na impressão via FDM (Fused Deposition Modeling), o método de manufatura aditiva; DMLS, a sinterização direta de metal a laser; e a nova SLS, sinterização seletiva a laser.

A HP é uma das pioneiras da impressão 3D via sinterização seletiva por laser, um processo que permite a fabricação de produtos com recurso a materiais em pó. Este tipo de impressora opera distribuindo o pó na plataforma de impressão. O documento em 3D é o guia do laser sobre o material em pó em pontos específicos, aquecendo-o e fundindo as partículas em pó, transformando assim o material num objeto sólido.

A tecnologia e plataforma aberta da HP - MultiJet Fusion Open Platform - apresenta um custo inferior e promete uma maior rapidez de impressão, além de uma maior fiabilidade. A plataforma está aberta a entidades externas à HP e é suportada por várias empresas que desenvolvem soluções, aplicações e produzem materiais para a impressão 3D como a Basf ou a Henkel.

Num futuro próximo, a HP pretende adicionar mais materiais passíveis de ser impressos em 3D e mais cenários de utilização em mais indústrias.

A HP tem a ambição de, com a impressão 3D, reinventar os processos de prototipagem, dando a possibilidade de "saltar" esta etapa e de fabricar diretamente o produto final.

Recomendado pelos leitores

Microsoft Portugal descodifica o RGPD em evento com parceiros
EVENTOS

Microsoft Portugal descodifica o RGPD em evento com parceiros

LER MAIS

ISE 2018: LG apresenta OLED transparentes, flexíveis e ultra-finos
EVENTOS

ISE 2018: LG apresenta OLED transparentes, flexíveis e ultra-finos

LER MAIS

Inteligência artificial vai protagonizar terceira edição do DES
EVENTOS

Inteligência artificial vai protagonizar terceira edição do DES

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 44 Fevereiro 2018

IT CHANNEL Nº 44 Fevereiro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES