2018-2-08

EVENTOS

COTEC Europa debate futuro do trabalho

Subordinado ao tema “Work 4.0: Rethinking the human-technology alliance”, o XII Encontro Cotec Europa contou com a presença de três Chefes de Estado

COTEC Europa debate futuro do trabalho

Os painéis de discussão contaram com a participação de líderes empresariais dos três países, representantes das esferas académicas, sociais e políticas, em diálogo sobre os desafios, riscos e oportunidades inerentes à transição em curso para um contexto económico e social dominado por novas formas de colaboração e ligações entre pessoas e máquinas inteligentes.

O Encontro COTEC Europa 2018 ocorreu num contexto favorável da Economia mundial, europeia e dos países da COTEC. Aos indicadores de desempenho económico, junta-se a subida crescente dos índices de confiança e índices de desemprego em declínio. Estão, por isso, criadas condições para um salto qualitativo protagonizado pela aplicação consolidada das tecnologias digitais no contexto da Revolução Industrial 4.0. O sucesso desta transição será determinado à força da economia e ao equilíbrio que se consiga estabelecer entre a economia e as aspirações dos cidadãos e das sociedades. A Transformação do Trabalho é um problema complexo do qual as questões de qualificação e reconversão de competências constituem apenas um dos fatores que o compõem. Para a compreensão cabal do desafio é necessário tomar uma visão sistémica das aspirações e necessidades dos diferentes atores para uma gestão da mudança comportamental nas organizações e nas sociedades.

Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, afirmou na abertura do evento que “esta revolução da digitalização está já a trazer fortes mudanças às empresas, à forma como trabalham e à organização do trabalho”. No entanto, para o Ministro da Economia, “há uma noção bastante clara de que muitas das mudanças estão a acontecer em áreas piloto, estão a acontecer em algumas empresas, mas vão-se generalizar a muitas mais. E estão a acontecer ainda apenas até um certo ponto, tendo um potencial muito maior para desenvolvimento”.

Ao mesmo tempo, sublinhou que as políticas públicas devem privilegiar a capacitação dos trabalhadores para beneficiarem do avanço das novas tecnologias em detrimento de regulação que limite a chegada destas tecnologias ao mercado. A Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, fez um balanço positivo do primeiro ano da estratégia nacional para a Indústria 4.0.

Os diretores-gerais das organizações COTEC enquadraram o tema do evento. Segundo Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, “para terem as preferências dos clientes, as empresas precisam de responder cada vez mais depressa e com melhor qualidade nos produtos e serviços. Hoje, as expetativas de desempenho são cada vez maiores, o standard de serviço é o de empresas como a AMAZON e é por ele que os clientes medem a qualidade de todos os outros. Têm assim que funcionar em regime de resposta instantânea”. Acrescentou ainda que “para funcionarem numa escala de tempo cada vez mais curta sem aumentar o stress, angústia e sensação de perda de controlo, é preciso que as pessoas, a todos os níveis da organização, se sintam capacitadas com clareza de objectivos, autonomia, meios e consequente responsabilidade por funções com esferas de âmbito crescente”.

O diálogo entre um futurista, um humorista e um sociólogo permitiu confrontar as perspectivas de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, Carvalho da Silva, sociólogo e investigador, e Eduardo Madeira, humorista e argumentista. O futurista definiu o palco tecnológico e de campos de inteligência humana e artificial, em que poderá decorrer a vida das sociedades, das pessoas e das suas comunidades. O humorista exprimiu criativamente o pensar e sentir do homem comum europeu de 2018, da linguagem da rua, refletindo o estado de consciência digital, as aspirações e os medos.

No painel dedicado à experiência empresarial, com participação de Pedro Rocha e Melo, vice-presidente da Brisa, José Manuel González-Paramo, administrador executivo do BBVA, e Cristiano Camponeschi, partner da Deloitte, foram discutidos os casos concretos de transformação digital para adaptação às exigências do mercado, incluindo o ambiente de trabalho e a preparação das pessoas para novos processos de negócio.

Na sessão institucional, a Comissão Europeia esteve representada pelo Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação. Carlos Moedas sublinhou os fossos que importa vencer a prazo, nomeadamente, “na interseção do digital com o físico” e entre os EUA e a UE, em termos de comercialização da tecnologia de última geração. Para o Comissário, “o maior ativo na Europa é a diversidade”. “Hoje, não podemos inovar sem diversidade. E isso vejo-o em qualquer país. A Finlândia está a mudar o sistema de Ensino com esta interseção. É um mundo onde temos de ensinar as pessoas a não terem medo”, afirmou.

O Presidente da COTEC Portugal, Francisco de Lacerda, destacou a ideia de que “esta é uma revolução de pessoas. E é de pessoas que hoje se fala. As pessoas são e continuarão a ser o capital mais importante das empresas e das sociedades. Empresas que estarão num estado de permanente necessidade de transformação, para a qual todos temos de nos preparar e adaptar. Sem essa preparação, assistiremos a uma inevitável degradação dos ambientes de trabalho e da qualidade de vida”, rematou.

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no discurso de encerramento, observou que “temos de continuar a ser universais, como foi Roma, berço da nossa matriz latina. Temos de ser profundamente europeus, refazendo a União Europeia, sem hesitações e estados de alma”. Neste sentido, continuou, “é patente o sucesso das nossas empresas e dos nossos empresários. A maioria, constituída por micro, pequenas e médias empresas, enfrentando as crises do começo do século e entendendo que um novo paradigma tinha aberto um ciclo diferente na economia mundial e nas economias nacionais”. Ora, “esta economia 4.0 não exigiria uma União Europeia 4.0? Concordo que nada parará a mudança, mas ela poderá ser mais ou menos rápida e mais ou menos justa” – questionou o Presidente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Rede PME Inovação COTEC
EVENTOS

Rede PME Inovação COTEC

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.