2017-4-18

EVENTOS

BIG Smart Cities transforma Cascais numa cidade conetada

A 5ª edição do concurso BIG Smart Cities foi até Cascais e colocou em destaque as inovações que têm sido levas a cabo na cidade e que a têm tornado mais inteligente e conetada

BIG Smart Cities transforma Cascais numa cidade conetada

A BIG Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e Ericsson,  tem sido o palco de ideias e projetos inovadores que pretendem tornar as cidades conetadas e inteligentes e facilitar o dia-a-dia da população.

Esta quinta edição destaca-se pela criação da primeira cidade experimental para startups onde é possível testar, em tempo real, as soluções que procuram revolucionar as cidades do futuro. A cidade de Cascais foi o local escolhido para acolher as soluções das startups e oferecer um ecossistema conetado que tornem o município mais sustentável.

A mobilidade foi uma das principais preocupações do município, que implementou um sistema multimodal de transportes, através de uma parceria com o Centro de Engenharia e Investigação da Indústria Automóvel (CEIIA). Este sistema abrange bicicletas, automóvel privado, parques de estacionamento, comboio e autocarro. Através da app MobiCascais, é possível receber informação sobre horários de
transportes e disponibilidade de bicicletas (e lugares de estacionamento para estas).  

Atualmente com 14 docas em Cascais e no Estoril, o projeto deverá expandir para Carcavelos, Parede e S. Domindos de Rana já no próximo mês de maio e para Alcabideche em junho. Até ao final de 2017, este sistema conta ter 1200 bicicletas partilháveis, 70km de ciclovias, dois mil postes de parqueamento e mais de 1200 lugares de estacionamento automóvel gratuitos junto às estações de comboios e paragens de autocarro.

Até agora, esta solução resultou também num decréscimo na ordem dos 25% no preço dos passes da CP e da Scoturbb, operadores de transportes públicos no concelho.

Eficiência energética de edifícios

A Vodafone Smart Energy é outra das soluções já em marcha no município de Cascais. Esta solução de monitorização de energia e gestão da eficiência energética de edifícios atua através de um sistema integrado que permite a monitorização em tempo-real de todos os consumos energéticos. Além de permitir o controlo remoto de circuitos elétricos, a solução Smart Energy da Vodafone é ainda uma ferramenta de análise e compreensão de um perfil de energia.

A Smart Energy faz parte integrada da solução Vodafone Smart Buildings que permite uma gestão inteligente de edifícios mais avançada, através de um sistema integrado que, além da energia, reúne a mais recente tecnologia de sensores de monitorização de temperatura, pressão, humidade, presença humana, abertura de portas, entre outros, permitindo controlar remotamente, de forma versátil, vários equipamentos. O Museu da Vila foi o local escolhido para integrar a Vodafone Smart Energy. A Vodafone Smart Buildings conta ainda com uma solução de monitorização em tempo-real de energia e circuitos elétricos, bem como gestão da eficiência energética, Smart Lights, implementada na Casa das Histórias da Paula Rego.
 

Cascais Smart Waste: Gestão de Resíduos

O sistema de “Gestão de Resíduos e de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas” do município de Cascais foi reconhecido com o prémio “Selo - A Smart Project for Smart Cities” em 2015, atribuído pela associação “INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação”. Cascais, enquanto município inteligente, integra duas tecnologias (plataforma MAWIS da MOBA e sondas de leitura do nível de enchimento e comunicação à distância da SMARTBIN), através de uma plataforma única que permitiu reduzir o número de quilómetros efetuados, o número de circuitos realizados, a frequência de recolha, bem como o consumo de combustível associado a estas tarefas, poupando 264 toneladas de emissões de CO2 em 2014.

Recuperando em seis meses o investimento inicial, a Câmara Municipal de Cascais, não só melhorou os serviços, como baixou os gastos diretos da Cascais Ambiente com a prestação dos serviços de recolha entre 2011 e 2014. As principais caraterísticas deste sistema são o planeamento e otimização dos circuitos de recolha; visualização dos nas viaturas, através de computadores de bordo; registo automático das recolhas dos contentores através de tag´s – tecnologia RFID; registo de anomalias aquando da recolha de RU Indiferenciado e Seletivo (ex: contentor danificado, contentor sujo, objetos fora-de-uso ou resíduos verdes abandonados na via pública) e informação online do nível de enchimento dos contentores.

Monitorização de nível de água

Este projeto, desenvolvido por uma startup de Coimbra, quer chamar a atenção das populações para o uso sustentável da água enquanto bem escasso. Os seus sensores IoT (Internet of Things) permite monitorizar o nível da água em reservatórios de água, albufeiras, barragens, etc., prevenindo assim situações de escassez de água ou, mesmo, seca. Esta solução utiliza a rede de dados móvel de última geração da Vodafone, permitindo monitorizar, em tempo real para um serviço em cloud, informação sobre o nível das águas. A leitura é efetuada com recurso a um sensor ultrassónico, equivalente à tecnologia usada nos sensores de estacionamento dos automóveis. Vodafone Smart Lights Monitorização em tempo-real de energia e circuitos elétricos, bem como gestão da eficiência energética.

 

Ericsson Massive IoT

A Ericsson estima que existam cerca de 18 mil milhões de dispositivos IoT conetados até 2022. A IoT pode ser segmentada em aplicações críticas e massivas. As aplicações críticas de IoT têm requisitos sobre disponibilidade, atraso e fiabilidade; como no caso da segurança no trânsito, veículos automatizados, aplicações industriais e em cuidados de saúde nas cirurgias remotas. A Massive IoT, por outro lado, é caraterizada por um número muito grande de conexões, pequenos volumes de dados, dispositivos de baixo custo e com exigências rigorosas sobre o consumo de energia; como no caso de edifícios inteligentes, medição inteligente, logística de transportes, gestão de frotas, monitorização industrial e agricultura. É nessa componente que a Ericsson está a investir.

Depois do lançamento em Cascais, durante o período de candidaturas a iniciativa passará por Braga, Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, com cada uma das cidades a promover eventos locais, intitulados BIG city challenges: cinco competições, a decorrer entre 27 de abril e 23 de maio, onde se avaliarão as propostas dos potenciais empreendedores inscritos e se elegerá dois finalistas por cidade. Além de ganharem acesso direto à final do concurso, os dez projetos eleitos nestes eventos receberão um prémio de 500 euros cada.

A final do BIG Smart Cities acontece no dia 11 de julho, onde serão apresentados publicamente os pitches dos projetos finalistas.

O grande vencedor receberá um prémio de 10 mil euros e poderá ainda desenvolver a sua ideia nas instalações da aceleradora Vodafone Power Lab, recebendo formação, coaching e sessões de mentoring. A par disso, terá a oportunidade de visitar um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.