2017-9-21

CLOUD

Oracle anuncia novos programas de aquisição cloud

Estes novos programas têm como principal objetivo reduzir os custos e aumentar os níveis de automatização e flexibilidade disponibilizados, permitindo que os clientes retirem níveis de valor mais elevados dos investimentos que já possuem em software Oracle

Oracle anuncia novos programas de aquisição cloud

Os novos programas da Oracle Cloud incluem o Bring Your Own License to PaaS (BYOL) e o Universal Credits.

Apesar de serem cada vez mais as empresas que querem migrar para a cloud, ainda existe um número significativo que ainda não o fez porque tem que optar entre níveis acrescidos de flexibilidade ou a otimização dos custos. Estas empresas vêem-se perante o desafio da complexidade da cloud e a incapacidade de realocarem os custos aos diferentes serviços. São também muitas as empresas que veem as suas ambições cerceadas pelo facto da visibilidade e do controlo dos custos da cloud serem limitados.

Até agora estas empresas não têm conseguido otimizar os investimentos que já possuem em software cloud nos seus ambientes, e têm estado limitadas aos serviços IaaS ou têm-se visto forçadas a sacrificar funcionalidades essenciais das bases de dados na camada PaaS. Os novos programas cloud da Oracle querem responder a estes desafios de adoção da cloud que os clientes enfrentam, melhorando e simplificando a forma como as empresas adquirem, consomem e utilizam os serviços cloud.

Bring Your Own License to PaaS (BYOL)

Atualmente os clientes podem migrar as suas licenças dos ambientes on-premises para o Oracle IaaS. Com o BYOL, a Oracle quer expandir esta oferta permitindo que os clientes reutilizem as licenças de software que já possuem para Oracle PaaS, incluindo Oracle Database, Oracle Middleware, Oracle Analytics, e outros. Os clientes que já possuam licenças para ambientes on-premises podem aproveitar este investimento já realizado para passarem a usar a Oracle Database Cloud por uma fração do valor do antigo preço do PaaS. Adicionalmente, os clientes podem reduzir os custos operacionais e de gestão necessários à manutenção dos ambientes on-premises, beneficiando das vantagens de automatização oferecidas pela PaaS a este nível.

Universal Credits

A Oracle anuncia também o Universal Credits, um modelo de compra e consumo de serviços cloud. Com o Universal Credits os clientes passam a dispor de um contrato que lhes dá acesso ilimitado a todos os atuais e futuros serviços de PaaS e IaaS da Oracle, incluindo a Oracle Cloud e a Oracle Cloud at Customer. 

Os clientes passam também a beneficiar de acesso on-demand a todos os serviços, bem como aos serviços pré-pagos a preços mais reduzidos. Adicionalmente, e de acordo com as suas necessidades, podem atualizar, expandir ou migrar serviços dentro dos data centers. O Universal Credits, oferece igualmente a possibilidade de os clientes ligarem os serviços PaaS ou IaaS que já possuam sem que para tal tenham de notificar a Oracle, bem como da possibilidade de usufruírem dos novos serviços que venham a ser disponibilizados com os créditos dos serviços cloud que já possuam.

“Estamos a transformar totalmente a forma como as empresas compram, consomem e utilizam a cloud, proporcionando níveis acrescidos de flexibilidade e um maior poder de escolha,” afirma Larry Ellison, executive chairman of the Board e CTO da Oracle. “Com este anúncio estamos a conjugar os preços mais baixos do mercado com os níveis mais elevados de desempenho e automatização, oferecendo aos nossos clientes um custo total de propriedade ainda mais reduzido”.

O Universal Credit e o Bring Your Own License to PaaS (BYOL) estarão disponíveis a partir de dia 25 de setembro de 2017. Estes programas incluem a Oracle Cloud e a Oracle Cloud at Customer.

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.