2017-3-23

CLOUD

Líderes de IT europeus preferem a cloud híbrida

A NetApp inquiriu mais de 750 CIO e gestores de TI europeus e concluiu que a cloud híbrida é o modelo de armazenamento mais popular entre os líderes de IT

Líderes de IT europeus preferem a cloud híbrida

Os CIO e gestores de TI europeus, oriundos de países como França, Alemanha e Reino Unido identificaram a cloud híbrida como a escolha mais comum – mais de metade dos inquiridos em cada país indica que está a usar uma combinação de cloud privada e pública (69% na Alemanha; 61% em França; 58% no Reino Unido).

Mais de metade da base de inquiridos também indicou que a segurança é o principal motivo para adoptar a cloud, mostrando que a confiança nos fornecedores cloud continua a aumentar. O armazenamento e o backup foram apontados pelos entrevistados como os principais motivos para a utilização da cloud.

Ao mesmo tempo que preferem a cloud híbrida, os inquiridos referem confiar em diferentes tipos de parceiros. Os fornecedores de serviços locais são os parceiros de cloud híbrida preferidos de 26% da amostra da NetApp. Outras opções como hyperscalers (18%) e fornecedores de serviços cloud maiores ou integradores de sistema globais (17%) são menos populares. Apenas 3% dos inquiridos indicaram não utilizar quaisquer serviços de cloud, ou não ter qualquer intençãod e o fazer. Estes “céticos da cloud” não estão relacionados com empresas que possuam dimensões, setores ou estratégias de cloud específicas.   

Mais de metade dos inquiridos (56%) afirmam que a segurança é o principal motivo para a adoção da cloud. Os líderes de IT de todos os países auscultados colocam a segurança de forma consistente entre as três principais razões para adotar a cloud. Nos três países, a flexibilidade (55%) e a redução das despesas (54%) também surgem também entre os principais motivos migração para a nuvem. A facilidade de utilização é uma das principais motivações dos líderes de IT franceses (61%) e britânicos (50%), mas não tanto dos inquiridos alemães (46%), onde a proteção dos dados é referida com maior frequência (53%).  

Para os líderes de IT entrevistados pela NetApp, o armazenamento e backup são os principais volumes de trabalho realizados na cloud. Mais de metade (56%) dos britânicos mencionaram o armazenamento de ficheiros como principal prioridade de utilização da cloud, enquanto 51% indicaram base de dados, e cerca de 40% listaram análise de dados, disaster recovery e SaaS.

Na Alemanha, o armazenamento de ficheiros ficou em terceiro lugar (60%), a base de dados em quarto (57%), seguida de disaster recovery (50%) e do SaaS (45%). Em França, a base de dados (56%) e o armazenamento de ficheiros (53%) ocupam o terceiro e o quarto lugares. Outras opções como trabalho remoto, ferramentas de colaboração, análise de dados, SaaS e disaster recovery foram indicadas por 40% ou menos dos inquiridos franceses. O controlo de documentos foi o volume de trabalho menos popular em todos os países.

“Os líderes TI procuram a cloud para impulsionar a inovação. Acreditamos que eles se devem focar em três aspectos para ter sucesso: escolha, controlo e agilidade”, afirmou Martin Warren, gestor de marketing de Soluções Cloud, EMEA, da NetApp. “As empresas precisam de poder escolher que volumes de trabalho pertencem à cloud e escolher os melhores parceiros para se mudarem para um ambiente híbrido. Precisam de ter visibilidade sobre os custos, o desempenho e a colocação dos dados para tomar decisões empresariais e regulatórias informadas durante todo o ciclo de vida dos dados. E querem aproveitar todas as vantagens económicas da cloud – desde novas ideias e conceitos até à produção. Temos soluções e estratégias sólidas para disponibilizar tudo isto”.

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.