2017-2-23

CLOUD

Cloud pública: mercado ultrapassará os 200 mil milhões de dólares este ano

Durante este ano, espera-se que o mercado de serviços de cloud pública cresça 18%, totalizando 246.8 mil milhões de dólares, um crescimento face aos 209.2 mil milhões obtidos em 2016

Cloud pública: mercado ultrapassará os 200 mil milhões de dólares este ano

De acordo com a Gartner, os serviços de Infrastructure-as-a-service (IaaS) serão os maiores impulosionadores do crescimento global dos serviços de cloud, através de um crescimento projetado de 36,8% durante este ano, conseguindo alcançar 34.6 mil milhões de dólares. Os serviços de software-as-a-service (SaaS) deverão conseguir crescer 20,1% durante este ano, chegando aos 46.3 mil milhões de dólares.

“O mercado global de cloud pública está a entrar num período de estabilização, com a sua taxa de crescimento a atingir o seu maior pico, 18%, em 2017 e a começar a decrescer ao longo dos próximos anos”, refere Sid Nag, research director, Gartner. “Enquanto algumas organizações estão ainda a compreender onde é que poderão inserir a cloud na sua estratégia global de IT, existe um esforço para otimizar os custos e impulsionar o caminho da transformação, que se reflete nos IT outsourcing (ITO) buyers. A Gartner prevê que durante 2020 as estratégias de adoção de cloud influenciem mais de 50% dos negócios de outsourcing de IT”.

O analista salienta ainda que as organizações estão à procura de estratégias que suportem o “valor multidimensional dos serviços de cloud, onde se incluem a agilidade, escalabilidade, benefícios monetários, inovação e crescimento do negócio”. Sid Nag comenta ainda que “enquanto todas as decisões de external-sourcing não resultarem de uma migração virtual automática para a cloud, os compradores voltam-se para o ‘cloud-first’ nas suas decisões, suportadas pelo impacto time-to-value inerentes à rapidez de implementação”.

Fruto de uma maturidade das suas ofertas, o crescimento do mercado de SaaS deverá ser mais lento ao longo dos próximos anos, em parte devido à gestão de capital humano e à gestão da relação dos clientes, assim como à rapidez na compra de aplicações financeiras. Ainda assim, o SaaS manter-se-á como o segundo maior segmento dentro do mercado total de serviços de cloud.

“À medida que os compradores de aplicações de negócio estão a alterar a sua mentalidade para uma ‘cloud-first’, estimamos que mais de 50% das adoções de aplicações de grandes empresas na América do Norte serão compostas por SaaS ou outras formas de soluções cloud-based”, salienta Sid Nag. “As pequenas e médias empresas ainda se encontram longe na curva de adoção. Em 2019, mais de 30% dos investimentos dos principais 100 fabricantes alterar-se-ão de um modelo cloud-first para cloud-only”.

A Gartner prevê que à medida que a adoção se tornar um facto dominante, o crescimento de cloud no segmento de infrastructure compute service será exponencial. A procura adicional pela migração de infraestrutura para a cloud e a crescente procura por cargas de trabalho compute-intensive (tais como a inteligência atificial, analytics e a IoT)- tanto a nível das organizações como das startups- impulsionarão também este crescimento.

Também a maior procura por serviços de platform-as-a-service (PaaS) deverá ajudar na adoção de IaaS.

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.